A maioria das 79 escolas de Aracaju retomará as atividades com ações de acolhimento organizadas pelo Departamento de Educação Básica (DEB).
A rede municipal de ensino de Aracaju iniciará o segundo semestre letivo nesta segunda-feira, 28. A maioria das 79 escolas da capital retomará as atividades com ações de acolhimento organizadas pelo Departamento de Educação Básica (DEB), que tem o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos e promover um ambiente mais receptivo para estudantes e profissionais da educação.
Durante o recesso escolar, 55 unidades passaram por serviços de manutenção e pequenos reparos, como correção de infiltrações, consertos em telhados, portas, banheiros, além de pintura e outras melhorias estruturais. Algumas dessas intervenções sofreram atrasos em razão das chuvas intensas no período.
Por isso, quatro escolas de educação infantil adiarão o retorno por alguns dias. São elas: Professora Áurea Melo Zamor, Jovino Pinto, Professor João Batista Douglas de Souza e Dom Helder Câmara. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) garante que o calendário letivo será mantido sem prejuízo aos estudantes dessas unidades.
Avaliações externas
Além das ações de recepção, o segundo semestre também será marcado pela preparação para importantes avaliações externas: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), promovido pelo Governo Federal entre 20 e 31 de outubro, e o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), com data ainda a ser definida.
A coordenadora dos anos iniciais da Semed, Giselle Machado, reforça o compromisso da rede com o desempenho dos alunos. “Estamos nos organizando com um acolhimento especial e planejando ações pedagógicas para fortalecer a preparação dos nossos estudantes para as avaliações”, explicou.
A assessora técnica dos anos finais, Roberta Martins, também demonstra otimismo. “Acreditamos que os índices irão superar os anteriores. Toda a comunidade escolar está mobilizada, com ações como aulões e premiações para estimular os alunos”, afirmou.
Já a coordenadora dos anos finais, Maria Lourdes dos Santos Machado, destacou a importância do engajamento coletivo. “Queremos que alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar estejam envolvidos. Esse trabalho conjunto é fundamental para que os estudantes se sintam preparados e confiantes”, disse.
A expectativa da Secretaria é que o esforço coletivo reflita em melhores resultados e mais qualidade na educação ofertada aos alunos da rede municipal.
Com informações da PMA