Patrocinador
terça-feira, dezembro 2, 2025
Patrocinador
InícioEconomiaContran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

A nova resolução do Contran elimina aulas obrigatórias, oferece curso teórico gratuito e pode reduzir em até 80% o custo para obter a CNH no Brasil.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que altera o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas em autoescolas para realizar os exames teóricos e práticos. Com a flexibilização, o custo para tirar a habilitação — hoje estimado em até R$ 5 mil — poderá ser reduzido em até 80%.

A medida, proposta pelo Ministério dos Transportes, entra em vigor após publicação no Diário Oficial da União . Segundo a massa, o objetivo é modernizar o processo, ampliar o acesso ao documento e reduzir a informalidade no trânsito.

O que muda no processo da CNH

  • Aulas de autoescola deixam de ser obrigatórias : O candidato poderá se preparar de forma independente, com instrutores credenciados ou em centros de formação tradicionais.
  • Curso teórico gratuito e online : O Ministério dos Transportes disponibilizará o conteúdo sem custo; quem preferir pode optar por aulas presenciais.
  • Redução da carga mínima prática : A exigência cai de 20 horas para 2 horas obrigatórias , com liberdade para treinos adicionais.
  • Instrutores autônomos credenciados : Profissionais poderão atuar mediante autorização do Detrans, ampliando as opções de formação.
  • Abertura do processo pela internet : O início da solicitação da CNH poderá ser feito no site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) .
  • Facilitação para categorias C, D e E : Motoristas de caminhões, ônibus e carretas terão processos mais ágeis e menos burocráticos.

Por que o governo fez as mudanças?

Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, enquanto outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não conseguem arcar com os custos atuais. A nova política pretende baratear, desburocratizar e ampliar o acesso, especialmente para as categorias A (motos) e B (carros).

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirma que a modernização da CNH também tem função social e econômica: “Habilitação significa trabalho, renda e autonomia”, disse em comunicado oficial.

O novo modelo se inspira em práticas adotadas em países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, onde o foco está na avaliação do candidato, e não na quantidade de aulas obrigatórias.

Da Redação do RS NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM: Laranjeiras realiza edição 2025 do Lambe-Sujos & Caboclinhos no Conjunto Mutirão

PUBLICIDADE DE NOVEMBRO DA CÂMARA DE LARANJEIRAS

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade