Patrocinador
sexta-feira, dezembro 12, 2025
Patrocinador
InícioGeralCPI do Natal Iluminado aponta irregularidades em contrato e recomenda investigação ao...

CPI do Natal Iluminado aponta irregularidades em contrato e recomenda investigação ao MP e TCE

Relatório final identifica falhas na contratação, possível uso indevido de recursos da COSIP e problemas na execução do evento em Aracaju

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar o Natal Iluminado 2024 concluiu seus trabalhos nesta quinta-feira, 11, e apresentou um relatório final que aponta possíveis irregularidades na contratação e na execução do evento. O foco principal das inconsistências está no contrato nº 54/2024, firmado entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a empresa Vasconcelos & Santos Ltda.

De acordo com a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o relatório recomenda que o documento seja enviado ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) para a abertura de auditoria específica, com revisão do contrato sob critérios de planejamento, legalidade e economicidade. A CPI também recomenda que o Ministério Público de Sergipe (MP/SE) examine possível violação a princípios administrativos, investigue eventuais atos de improbidade e analise indícios de direcionamento ou favorecimento na contratação.

Principais irregularidades apontadas pela CPI

O relatório destaca uma série de falhas que, segundo a comissão, podem configurar irregularidades:

Uso indevido da COSIP: a contribuição, destinada exclusivamente ao custeio da iluminação pública regular, teria sido utilizada para financiar a iluminação decorativa do Natal.

Fragilidade na contratação por inexigibilidade: não houve comprovação robusta da inviabilidade de competição nem da notória especialização da empresa contratada, elementos essenciais para justificar este tipo de procedimento.

Problemas na execução do contrato: foram identificadas falhas como ausência de assinaturas em documentos, falta de comprovação técnica dos serviços prestados e inconsistências em registros de execução.

Divergências internas na CPI

O presidente da comissão, Isac Silveira (União Brasil), afirmou que a CPI cumpriu sua função de fiscalização ao expor fragilidades contratuais e possíveis irregularidades.

No entanto, os vereadores Miltinho Dantas (PSD) e Vinícius Porto (PDT) apresentaram discordância parcial sobre as conclusões. Ambos afirmaram não terem encontrado indícios de superfaturamento nos valores pagos pelo serviço.

Da Redação do RS NOTÍCIA

*Com informações da CMA

Publicidade de dezembro da Câmara de Laranjeiras

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade