Desfile reuniu 34 grupos folclóricos de cultura popular, autoridades e uma multidão no Centro Histórico, marcando o início oficial do maior evento cultural de Sergipe.
O 51º Encontro Cultural de Laranjeiras foi oficialmente aberto na noite desta sexta-feira (9) com um grande cortejo de grupos de cultura popular, que levou uma multidão ao Centro Histórico do município. A cerimônia contou com a presença do prefeito Juca, além de autoridades estaduais e federais.
Também participaram da abertura o senador Rogério Carvalho, o deputado João Daniel, o vice-governador Zezinho Sobral, representando o governador Fábio Mitidieri, além de vereadores do município.
O cortejo reuniu 34 grupos de cultura popular, vindos de diversas regiões de Sergipe e de outros estados do Brasil, transformando Laranjeiras em um verdadeiro espetáculo a céu aberto. Conhecida por seu rico patrimônio histórico e cultural, a cidade se consolida, neste período, como um dos principais palcos das manifestações populares brasileiras, atraindo sergipanos e turistas.
O secretário municipal de Cultura, Leomax Célio, destacou a grandiosidade do evento e o papel dos fazedores de cultura. Segundo ele, o título de Capital da Cultura Popular é resultado do esforço coletivo para manter viva a identidade do povo laranjeirense. “O sucesso do Encontro Cultural se deve ao empenho das equipes, ao apoio do Governo do Estado, dos parlamentares e, principalmente, à dedicação dos brincantes e mestres da cultura popular, que são as figuras mais importantes dessa festa”, afirmou.
Durante a solenidade, o vice-governador Zezinho Sobral ressaltou a importância da cultura e do turismo para o desenvolvimento de Sergipe. Ele destacou que o município de Laranjeiras possui grande potencial nesses setores e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em continuar investindo na preservação da cultura popular e no reconhecimento dos mestres.
O senador Rogério Carvalho também elogiou a relevância do evento. Para ele, o Encontro Cultural demonstra a riqueza e a grandiosidade da cultura sergipana, reunindo diferentes gerações em torno de um patrimônio material e imaterial que orgulha todo o estado.

Ao discursar, o prefeito Juca reafirmou o compromisso da gestão municipal com a cultura e com a valorização das tradições locais. Ele destacou que esta é a nona vez que organiza o Encontro Cultural como gestor e ressaltou o crescimento contínuo do evento ao longo dos anos. “Nosso compromisso é realizar sempre um encontro melhor que o anterior, mantendo Laranjeiras como referência nacional da cultura popular”, afirmou.
O prefeito também anunciou a expansão da Lei dos Mestres, que neste ano passará a contemplar mais quatro fazedores da cultura popular. A iniciativa, segundo ele, fortalece a preservação, o incentivo e o reconhecimento das tradições que fazem de Laranjeiras um dos maiores símbolos da cultura popular do Brasil.
Da Redação do RS NOTÍCIA com informações da Release Comunicação / ASCOM PML.



