Patrocinador
domingo, janeiro 11, 2026
Patrocinador
InícioLaranjeirasSimpósio em Laranjeiras celebra mestres da cultura popular e define tema da...

Simpósio em Laranjeiras celebra mestres da cultura popular e define tema da próxima edição

Encerramento destacou debates sobre folkcomunicação, protagonismo dos saberes tradicionais e definiu o tema da 52ª edição do Encontro Cultural.

O 51º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras foi encerrado neste sábado (10), consolidando-se como um importante espaço de reflexão, valorização dos saberes tradicionais e diálogo entre o meio acadêmico e as manifestações da cultura popular. O evento foi realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com organização do Conselho Estadual de Cultura.

Ao longo de quatro dias, o simpósio teve como tema “É de Ponta de Pé, É de Calcanhar”, aprofundando discussões sobre a folkcomunicação e reforçando a importância das tradições populares como formas legítimas de comunicação, resistência e identidade cultural.

No último dia de atividades, a programação teve início com a Mesa 7 – “Estéticas da folkcomunicação: é de ponta de pé, é de calcanhar”, que reuniu os professores doutores Guilherme Fernandes (UFRB), José Cláudio Alves de Oliveira e Lindolfo Amaral, sob mediação do professor Frank Rolim de Almeida. Para Guilherme Fernandes, participar do evento foi uma experiência marcante. “Ouço falar deste simpósio há muito tempo, e estar aqui discutindo folkcomunicação é uma grande honra. Laranjeiras é uma cidade histórica, acolhedora e culturalmente rica”, destacou.

Em seguida, a Mesa 8 – “A palavra e o corpo dos mestres da cultura popular” colocou em evidência os próprios detentores dos saberes tradicionais. Participaram do debate mestres e mestras como Neilton (São Gonçalo), Josefa Santos de Jesus (Samba de Roda – Simão Dias), Maria Ione (Lagarto) e José Ronaldo de Menezes (Zé Rolinha). O momento celeb_toggle the repetition— the program celebrated oralidade, memória e a transmissão de práticas culturais fundamentais para a identidade coletiva, com destaque para os mestres sergipanos.

Homenageado nesta edição, o mestre Neilton, do grupo São Gonçalo, avaliou de forma positiva a participação no simpósio. “Foi um momento inesquecível. O simpósio é peça-chave do Encontro Cultural. Mostrar que a cultura é viva e pulsa em Laranjeiras nos deixa muito satisfeitos”, afirmou.

O encerramento da programação contou ainda com a mesa final de definição do tema do 52º Encontro Cultural de Laranjeiras, reafirmando o caráter participativo do evento. A temática escolhida foi “Renovando a tradição: se não voltar esse ano, para o ano eu vou voltar”, apontando para a continuidade e o fortalecimento das manifestações culturais populares.

O clima de celebração e reconhecimento marcou o fim do simpósio, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com a valorização dos mestres da cultura popular, o incentivo ao diálogo entre pesquisadores e fazedores de cultura e a manutenção de espaços que fortalecem a identidade cultural sergipana e brasileira.

Da Redação do RS NOTÍCIA *Com informações da ASN

Veja mais imagens do última dia do 51º Simposio do Encontro Cultural de Laranjeiras:

PUBLICIDADE DE JANEIRO DE 2026

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade