Justiça Eleitoral confirma que o reprocessamento dos votos proporcionais não alterou o resultado da eleição para vereador no município.
O reprocessamento da totalização dos votos proporcionais das Eleições Municipais de 2024, no município de Laranjeiras, foi determinado e conduzido pela Justiça Eleitoral, por meio da 13ª Zona Eleitoral de Sergipe, sob a presidência do juiz eleitoral Fernando Luis Lopes Dantas. O procedimento foi convocado por meio do Edital nº 152/2026, com fundamento no artigo 213 da Resolução TSE nº 23.736/2024, em razão da cassação da chapa proporcional do partido Avante.
A sessão pública de reprocessamento ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2026 (quinta-feira), às 10h, na sede do Cartório da 13ª Zona Eleitoral, no Fórum Juiz Levindo Cruz, em Laranjeiras-SE, com a participação de partidos políticos, federações, coligações, do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil.
Após a nova totalização, ficou oficialmente decidido que não houve alteração na distribuição das vagas, sendo mantido integralmente o resultado da eleição para vereador e, consequentemente, inalterada a composição da Câmara Municipal.
Por que houve o reprocessamento dos votos?
O reprocessamento ocorre sempre que há uma decisão judicial que impacta a distribuição dos votos proporcionais, como a cassação de uma chapa partidária. Nesses casos, a Justiça Eleitoral refaz os cálculos do quociente eleitoral e partidário, a fim de verificar se haverá alteração na composição das vagas da Câmara Municipal.
Houve mudança nos vereadores eleitos?
Não.
Após a nova totalização dos votos, a Justiça Eleitoral concluiu que o reprocessamento não alterou o resultado final da eleição para vereador em Laranjeiras. Isso significa que nenhuma vaga foi modificada e todos os vereadores eleitos em 2024 permanecem nos seus respectivos cargos.
O que isso significa na prática?
- A composição da Câmara Municipal de Laranjeiras segue inalterada;
- Não haverá posse de suplentes nem perda de mandato de vereadores eleitos;
- O resultado oficial permanece válido e consolidado.
Transparência e segurança do processo eleitoral
O reprocessamento dos votos é um procedimento técnico e legal, que reforça a transparência, a legalidade e a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Mesmo quando o resultado final não sofre alterações, o processo garante que todas as decisões judiciais sejam devidamente refletidas na totalização oficial.
Conclusão
O reprocessamento dos votos proporcionais das Eleições 2024 em Laranjeiras-SE confirmou que não houve impacto na escolha dos vereadores. A população pode ter tranquilidade quanto à legitimidade do resultado e à continuidade dos mandatos já definidos nas urnas.
Da Redação do RS NOTÍCIA



