Problemas de saúde e acidente da esposa minaram economias de Rubén Aguirre (ator que interpretou o personagem Professor Girafales).
Pelo personagem Professor Girafales do seriado Chaves, o ator mexicano Rubén Aguirre (1934-2016) ficou famoso em todo mundo, mas morreu em uma realidade distante da glória alcançada. Alheio ao sucesso de seu personagem no Brasil, com a exibição da série pelo SBT, o veterano terminou seus dias na miséria, resultado de doenças e de um acidente de carro sofrido com a esposa nos anos 2000.
Formado como engenheiro agrônomo, Rubén Aguirre percebeu ainda jovem que sua aptidão eram as artes. Seu primeiro personagem, o palhaço Pipo, cativou Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, criador de Chaves e Chapolin, que o convidou para ingressar em seus programas de TV na década de 1970.
Com sua saída dos programas de TV, já com um sucesso consolidado, Aguirre se mudou para a Argentina, onde criou O Circo do Professor Girafales. Ao contrário de alguns colegas do elenco, ele não teve problemas em seguir dando vida a seu personagem porque Bolaños não tinha direitos autorais na Argentina. As informações são do portal argentino Clarín.
Esposa de Rubén Aguirre perdeu as duas pernas em acidente; já o ator foi parar em cadeira de rodas
Enquanto isso, Carlos Villagrán, o Quico, e Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, entraram em guerra judicial contra Chespirito pelos direitos autorais de seus personagens. Contudo, os negócios de Rubén Aguirre prosperaram pouco. De volta ao México, ele e sua esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro que culminou na amputação das duas pernas dela e vários problemas na coluna dele, o que o levou a uma cadeira de rodas.
Como no México não há um sistema de saúde pública, todos os tratamentos implicam em custos elevados. Em 2015, o eterno Professor Girafales já estava com seus últimos recursos, e também havia desenvolvido diabetes, pedra nos rins e outros problemas de saúde.
No fim da vida, o veterano chegou a processar a Associação Nacional de Atores do México por se recusar a pagar as despesas médicas que disseram que iriam cobrir. Ele morreu aos 82 anos, em 17 de junho de 2016, em Puerto Vallarta, no México, deixando a esposa, sete filhos e vários netos. Viúva de Aguirre, Consuelo Medellín morreu dois anos depois.
(Na Telinha)