Ao menos cinco nomes estão colocados como pré-candidatos do agrupamento para compor a chapa majoritária em Aracaju.
Devem se intensificar nos próximos dias as conversas do bloco governista para definição do nome que vai encabeçar a chapa majoritária nas eleições deste ano em Aracaju.
Na última sexta-feira (1º), durante um grande ato de filiação do Partido Progressistas, estavam presentes quatro dos cinco pré-candidatos do grupamento governista que disponibilizaram seu nome para o pleito, além de lideranças de outros partidos como o governador Fábio Mitidieri (PSD) e do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).
Além do vereador Fabiano Oliveira (PP), que reafirmou sua intenção de disputar a prefeitura, estavam no ato de filiação a deputada federal Katarina Feitoza (PSD), a secretária Especial de Políticas para as Mulheres em Sergipe, Daniele Garcia (MDB) e o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto (PDT).
Somente Yandra Moura (União Brasil) não compareceu à solenidade. Com tantos nomes postos à mesa, a base aliada terá muitas discussões para encontrar um que seja de consenso.
O prefeito Edvaldo Nogueira avalia que uma divisão não fará bem ao agrupamento. “É algo que não interessa. Toda a vez que a gente se dividiu foi ruim para a nossa coligação. O que faz a nossa coligação ser tão forte? O que faz esse grupo vencer a maioria das eleições que disputa? A união. Se dividir vai ser ruim para o nosso projeto político presente e futuro”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).
LEIA TAMBÉM: Confira como está o panorama político para as eleições 2024 em Laranjeiras
O nome indicado por Edvaldo é o de Luiz Roberto, algo que dificilmente ele abrirá mão. Mas o pedetista reconhece que a escolha do candidato acontecerá através de muito diálogo e construção. “Quando vai ter eleição em uma frente política como a nossa, composta por muitos partidos, com muitas lideranças fortes, é natural que cada sigla queira apresentar seu nome, seu projeto”, disse o prefeito.
“O que nós vamos fazer é como sempre fizemos: trabalhar para que a gente saia com um único candidato. Não tenho dúvida de que a inteligência política de todos fará com que ao final encontremos um nome que será de consenso para todos nós”, completou Nogueira.
Líder maior do bloco, o governador Fábio Mitidieri também é a favor de uma candidatura única. Todavia, ele garante ter a consciência tranquila caso haja uma divisão. “Defendo apenas que se tenha maturidade para conduzir esse processo”, comentou. Para ele, não chega a ser um problema ter vários nomes querendo se lançar nessa disputa.
“É um processo de escolha, onde temos nomes preparados e qualificados. Quem ganha é a sociedade, com as opções. Continuo trabalhando para que a gente consiga juntar esse agrupamento para uma candidatura única. Se não, desejo maturidade e responsabilidade para que possamos ter uma campanha respeitosa. Que a gente vá para a rua com proposta do que de melhor tem a oferecer para a população. E quem escolhe é o povo”, finalizou o governador.
Com informações do portal F5 News