terça-feira, maio 28, 2024
InícioLaranjeirasConfira como está o panorama político para as eleições 2024 em Laranjeiras

Confira como está o panorama político para as eleições 2024 em Laranjeiras

Passou o carnaval e a temperatura do clima político no município de Laranjeiras continua da mesma forma. O prefeito Juca de Bala liderando todas as pesquisas eleitorais com folga sobre os demais postulantes ao comando da Prefeitura. O atual mandato de Juca encerra em dezembro deste ano, mas ele tem o direito de renová-lo através da disputa eleitoral que ocorre em outubro próximo.

Os nomes que pretendem disputar as eleições para prefeito de Laranjeiras são os seguintes: Juca (atual prefeito), Paulão da Varzinhas (ex-prefeito), Alexandre Sobral (filho da ex-prefeita Ione Sobral), além de outros menos comentados. Como Emerson da Farmácia, Renilson da Mercearia e até Elem Parolim.

PAULÃO DA VARZINHAS

Paulão da Varzinhas amarga forte rejeição junto aos populares por causa da péssima gestão realizada entre anos de 2017 a 2020, quando perdeu a eleição mesmo estando no comando da Prefeitura, ficando em 3º lugar. Paulão foi do céu em 2016, quando venceu apertadamente o então prefeito Juca e seu vice Alexandre Sobral, além do apoio da Usina Pinheiro, ao inferno perdendo vergonhosamente para o mesmo Juca em 2020, só que daquela vez quem estava no comando da Prefeitura era Paulão. Com o povo não se brinca. O povo concede e o povo retira o poder dos políticos!

ALEXANDRE SOBRAL

Já Alexandre Sobral, que ficou em 2º lugar na última eleição para prefeito, alimenta o desejo de disputar mais uma vez o processo eleitoral majoritário em Laranjeiras. Alexandre acumula três derrotas em sua carreira política e nenhuma vitória. Perdeu para deputado estadual, para vice-prefeito e para prefeito de Laranjeiras. Bem diferente de seu Pai, o saudoso José Monteiro Sobral que foi prefeito por três vezes e sua mãe, Dona Ione Sobral que governou a Prefeitura por duas vezes. Seu irmão Zezinho Sobral foi deputado estadual e atualmente é vice-governador do Estado e secretário de Educação. Mas o nome de Alexandre, apesar de aparecer entre a segunda e a terceira colocação nas pesquisas, ainda fica muito distante do percentual obtido pelo prefeito Juca. Em outras palavras, o nome dele não tem decolado nas pesquisas eleitorais.

RENILSON DA MERCEARIA

Renilson da Mercearia, mais popularmente conhecido como ‘o gordinho da mercearia’ começou trabalhando fortemente nas redes sociais utilizando a permanece do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, após obter bom resultado na última eleição para deputado em 2022, quando apoiou os candidatos Marcos Oliveira e Ícaro de Valmir para deputado estadual e federal respectivamente em Laranjeiras. Mas ultimamente o trabalho de promoção de seu nome nas redes sociais parou. Existem alguns comentários que apontam sua desistência de disputar a eleição em 2024 como candidato a prefeito. Mesmo estando bem longe do percentual alcançado por Juca, o nome de Renilson aparece bem nas recentes pesquisas, chegando a ficar na frente de Paulão e Alexandre em algumas delas.

EMERSON DA FARMÁCIA

Emerson da Farmácia que já esteve liderando com folga as pesquisas para vereador em Laranjeiras, atualmente vem numa queda, na citação de seu nome. Ainda aparece bem, mas a continuar com essa queda, ele pode ter problema eleitoral no futuro. O povo não gosta de arrogância! O vereador presta um bom trabalho na comunidade na área da saúde, apesar de não ser bom de tribuna, suas colocações feitas na tribuna do legislativo são confusas e às vezes desatualizadas. Mas o trabalho dele externo é bom. O nome de Emerson da Farmácia aparece em algumas pesquisas majoritárias, sempre sem bom destaque. Nos bastidores ele trabalha mais o nome dele para vice e vereador. Existem alguns comentários que ele pretende ser o candidato a vice-prefeito da oposição e lançar sua companheira como candidata a vereadora.

ELEM PAROLIM

Elem Parolim, que diz em seu grupo de whatsApp pretender também disputar as eleições majoritárias deste ano em Laranjeiras, está mais para apoiadora de Alexandre e do Grupo político da Boa Sorte que pré-candidata a alguma coisa. Em seu grupo de Zap, ela inteligentemente faz uma tabelinha com o artista plástico Nogueira mobilizando alguns poucos simpatizantes que declaram apoio a seu nome, mas na prática o que fazem mesmo é o trabalho de tentar desgastar a Gestão de Juca para favorecer ao grupo Boa Sorte.

PREFEITO JUCA

Juca de Bala por conta de sua boa gestão e habilidade política que o transforma na maior liderança local, além de ser o atual administrador que vem desenvolvendo muito o município, está liderando com folga todas as pesquisas rumo às eleições de 2024. Ele conseguiu reunir um forte grupo de vereadores e lideranças locais prontas para qualquer disputa eleitoral. Eles já demonstraram na eleição para deputado, senador e governador em 2022. Quando saiu vencedor na disputa com os candidatos a deputado apoiado pelo seu agrupamento sendo os mais votados no município. Mesmo com todo esse favoritismo, Juca pretende melhorar ainda mais sua Gestão e não subestima adversário algum. Por isso trabalha e lidera seu grupo político orientado pelas lideranças do ex-deputado Marcos Franco, do deputado estadual Jeferson Andrade, atual presidente da Alese e do Governador Fábio Mitidieri; na direção de formar uma boa chapa majoritária encabeçada pelo seu nome pra vencer mais uma vez as eleições municipais.

UNIÃO DAS OPOSIÇÕES

Outro comentário que também é repercutido pelos os agentes de oposição em Laranjeiras, é a possibilidade de união das forças políticas de oposição. Nesse caso, seria formada uma chapa entre a Varzinhas e a Boa Sorte (Paulão e Alexandre) com apoio da Usina Pinheiro. Dessa forma os nomes de Emerson da Farmácia e também de Zé Bodega para vice-prefeito seriam descartados. Para Zé Bodega não haveria problema algum, pois ele está mesmo focado na eleição para vereador, mas acredito que para Emerson seria ruim. Teria que se contentar apenas com a disputa da reeleição à Câmara. Por outro lado, quando é abordada essa possivel união, nada muda no que diz respeito a preferência do eleitor. Ou seja, o nome de Juca continua sendo muito mais forte. Não resta dúvida que a disputa eletoral ganharia dose competitiva, mas os números mostram que nem essa união conseguiria vencer o prefeito Juca de Bala.

Nos próximos comentários abordaremos o cenário aguardado para a disputada eleição proporcional em Laranjeiras. Aguardem!

NOVO BANNER DA CAMARA DE FEVEREIRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias