Além da trajetória dos candidatos a prefeito, Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT), saiba também sobre os perfis de seus respectivos vices.
A disputa pela Prefeitura de Aracaju será decidida no segundo turno entre Emília Corrêa (PL) e Luiz Roberto (PDT), que avançaram após a apuração dos votos do primeiro turno. Emília liderou com 126.365 votos (41,62%), enquanto Luiz Roberto ficou com 72.427 votos (23,86%). Ambos agora buscam consolidar suas campanhas para conquistar o apoio do eleitorado na reta final.
Emília Corrêa (PL) e Ricardo Marques (Cidadania) — Coligação Por Uma Nova Aracaju
Natural de Lagarto, Emília Corrêa Santos Bezerra, de 62 anos, tem uma trajetória profissional diversa. Advogada e defensora pública aposentada, ganhou notoriedade também como comunicadora de rádio e TV. No cenário político, começou sua caminhada como suplente na Câmara Municipal de Aracaju nas eleições de 2012. Já em 2016, foi eleita com 3.652 (ficando entre os 15 mais bem votados) e, nas eleições municipais de 2020, obteve a reeleição com 5.025 votos, sendo a 2ª mais votada em Aracaju.
Emília também preside a Procuradoria da Mulher da CMA. Nesta eleição de 2024, ela é candidata pela coligação Por Uma Nova Aracaju, composta pelo PL, Agir e pela Federação PSDB/Cidadania.
Ao seu lado, como vice, está Ricardo Marques (Cidadania), jornalista com mais de 20 anos de atuação profissional. Motivado a trazer novas ideias para a política sergipana, Ricardo diz que iniciou sua carreira pública com o intuito de transformar a realidade política local e incentivar a renovação política. Na CMA, suas principais bandeiras são transporte, saúde e emprego. Atua principalmente com projetos de assistência social nos bairros Santos Dumont, Zona de Expansão, Bugio e 18 do Forte. Ele compartilha com Emília a preocupação com temas sociais e acredita que é possível desenvolver novas políticas públicas para a cidade.
Luiz Roberto (PDT) e Fabiano Oliveira (PP) — Coligação Pra Aracaju Avançar de Verdade
Luiz Roberto Dantas de Santana, de 59 anos, nasceu em Aracaju e traz uma vasta experiência na gestão pública. Formado em Direito, ele atuou como servidor público no Ministério da Fazenda e na Petrobras. Posteriormente, assumiu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano no Governo de Sergipe. Apesar de ser um nome novo nas urnas, Luiz Roberto acumula uma longa trajetória na gestão pública e agora disputa seu primeiro mandato eletivo como prefeito, pela coligação Pra Aracaju Avançar de Verdade, que reúne PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, PSB e PDT.
Seu vice, Fabiano Oliveira (PP), tem uma carreira marcada por sua atuação nas áreas de comunicação e turismo. Iniciou sua trajetória política aos 26 anos como deputado estadual e, após mais de uma década afastado, voltou à cena política como vereador de Aracaju. Hoje, ele ocupa importantes frentes de trabalho na Câmara Municipal, como a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, e lidera a Frente Parlamentar de Turismo.
Fabiano defende a criação de mais oportunidades de emprego e o desenvolvimento do turismo como meios de fortalecer a economia da cidade. Ele também vê na cultura e na educação pilares fundamentais para o crescimento de Aracaju.
Com informações de João Paulo Schneider do portal Infonet.
LEIA TAMBÉM: Juca é reeleito com a maior votação da história política de Laranjeiras