De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em Aracaju, até o momento, já foram recebidos três registros de candidatos majoritários.
A Justiça Eleitoral de Sergipe confirmou nesta quarta-feira, 7, que recebeu os primeiros registros de candidatura para as eleições municipais de 2024. A solicitação do registro dos candidatos pode ser feita pelos partidos políticos, pelas federações e pelas coligações à Justiça Eleitoral até às 19h do dia 15 de agosto.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), em Aracaju, até o momento, foram recebidos três registros de candidatos a prefeitura: Danielle Garcia Alves (MDB); Emília Corrêa (coligação Por Uma Nova Aracaju); Yandra Barreto Ferreira (Para Aracaju Avançar Mudando). Para concorrer ao cargo de vereador, até o fechamento da notícia, 185 registros de candidatura já haviam sido protocolados na capital. Em todos os 75 municípios sergipanos, conforme o TRE/SE, o sistema aponta que já foram protocoladas candidaturas.
Consulta
O TRE/SE destacou que o sistema de consulta está acessível para qualquer cidadão e que, para refletir com exatidão o panorama de candidaturas, a ferramenta é atualizada a cada trinta minutos. Para pesquisar os candidatos já registrados, por cargo e município, basta clicar no link do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.
Ao selecionar o município e o cargo de pesquisa, o interessado pode clicar no nome do candidato e verificar a situação da candidatura, o nome de urna, bens do candidato, propostas (no caso dos candidatos a prefeito), certidões criminais, o site do candidato e redes sociais, entre outras informações.
Segundo a legislação eleitoral, os processos de registro de candidaturas terão prioridade sobre quaisquer outros, devendo a Justiça Eleitoral adotar as providências necessárias para o cumprimento dos prazos de julgamento.
Prazos
Os prazos relativos ao andamento processual dos registros de candidatura são contínuos e definitivos, correndo em Cartório ou Secretaria ou no Processo Judicial Eletrônico (PJE), e não se suspendem aos sábados, domingos e feriados, entre 15 de agosto e as datas fixadas no calendário eleitoral.
Para dar cumprimento aos prazos legais, a Justiça Eleitoral de Sergipe ampliou o horário de expediente na Secretaria do Tribunal e nos Cartórios Eleitorais.
Com informações do TRE/SE