Patrocinador
segunda-feira, dezembro 15, 2025
Patrocinador
InícioSaúdeHospital do Câncer inicia atendimentos com quimioterapia adulta nesta segunda-feira, 15

Hospital do Câncer inicia atendimentos com quimioterapia adulta nesta segunda-feira, 15

Mais do que uma nova unidade de saúde, o HCS simboliza mais acesso, mais segurança e mais esperança para milhares de sergipanos que enfrentam o câncer pelo SUS.

O Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) Governador Marcelo Déda Chagas começa a funcionar nesta segunda-feira, 15, com o início dos atendimentos em quimioterapia adulta. Inaugurada na última quarta-feira, 10, a unidade representa um marco histórico para a saúde pública do estado e fortalece a Rede de Atenção Oncológica em Sergipe.

Como parte da preparação para o início das atividades, equipes administrativas e assistenciais participaram, nesta sexta-feira, 12, de uma simulação completa de atendimento. A ação teve como objetivo garantir um fluxo ágil, integrado e, sobretudo, humanizado para os pacientes. O treinamento envolveu profissionais do Centro de Oncologia do Huse, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abrangendo desde a recepção e triagem até a infusão de quimioterapia e avaliação médica.

“A integração da equipe foi fundamental para apresentar a nova estrutura de acolhimento e assegurar uma assistência plena, qualificada e humanizada aos pacientes”, destacou a gestora de Apoio Institucional, Catharina Costa.

Nesta primeira fase, o serviço de quimioterapia amplia significativamente a capacidade de atendimento, passando de 24 para 60 pontos de infusão para adultos — um aumento de 150% em relação à estrutura atual do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Ao todo, o HCS contará com 75 pontos de quimioterapia, incluindo atendimentos pediátricos e leitos de isolamento.

Tecnologia a serviço do cuidado

O Hospital do Câncer foi equipado com tecnologia de ponta, incluindo computadores de alto desempenho e rede de última geração. Toda a unidade opera de forma integrada por meio do prontuário eletrônico, utilizado desde a recepção até os consultórios, farmácia, setor administrativo e postos de enfermagem, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência no atendimento.

“O projeto de informatização foi pensado para garantir eficiência, integração dos processos e qualidade na assistência, com o envolvimento de diversos setores do Huse e da Secretaria de Saúde”, explicou a analista de processos do NTI/SES, Bruna Vieira.

O investimento em tecnologia, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Proredes, reforça o compromisso com um serviço público moderno e inovador. “Essa estrutura inédita assegura atendimentos mais rápidos, precisos e humanizados, colocando Sergipe em um novo patamar de inovação na saúde pública”, ressaltou a gestora do NTI/Huse, Sandrine Rocford.

Próximas fases

A partir de janeiro, o hospital passa a oferecer atendimentos ambulatoriais e serviços de imagem. As demais etapas serão implantadas conforme o cronograma da Parceria Público-Privada (PPP). Atualmente, o Huse realiza cerca de 720 atendimentos mensais em quimioterapia e mais de 1.070 atendimentos ambulatoriais. Com o novo hospital, a expectativa é ampliar a oferta e reduzir o tempo de espera dos pacientes.

Ao final de todas as etapas da PPP, o Hospital do Câncer contará com gestão compartilhada, com foco em desempenho, tecnologia e indicadores de qualidade.

Estrutura e alcance

Com 230 leitos, o Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda Chagas nasce como referência no cuidado oncológico em Sergipe. A unidade dispõe de leitos de internação, UTIs adulto e pediátrica, leitos de isolamento, enfermarias, pronto atendimento e leitos exclusivos para quimioterapia. A estrutura permitirá atender pacientes de todas as regiões do estado, oferecendo oncologia clínica, cirúrgica, pediátrica, hematologia e cuidados paliativos.

Mais do que uma nova unidade de saúde, o HCS simboliza mais acesso, mais segurança e mais esperança para milhares de sergipanos que enfrentam o câncer pelo SUS.

Unidade inicia primeira fase com quimioterapia adulta, amplia capacidade de atendimento e fortalece a Rede de Atenção Oncológica em Sergipe.

Da Redação do RS NOTÍCIA

*Com informações e imagens da ASN

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Laranjeiras recebe Selo Diamante em Transparência Pública e se destaca no TCE/SE

Luciano da Várzea recebe o Selo Ouro em Transparência Pública durante solenidade no TCE/SE

Publicidade de dezembro da Câmara de Laranjeiras

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade