sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaMaioria do STF libera realização da Copa América no Brasil

Maioria do STF libera realização da Copa América no Brasil

Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Gilmar Mendes se posicionaram favoráveis à realização do evento; Lewandowski e Fachin defendem que o governo federal apresente um planejamento para garantir a segurança da competição.

Durante o julgamento que acontece nesta quinta-feira, 10, no Supremo Tribunal Federal (STF), a maioria dos ministros votou contra as ações que querem barrar a realização da Copa América no Brasil. Sendo assim, o país está autorizado a sediar o torneio. O julgamento sobre o tema, que acontece em plenário virtual e vai até às 23h59 de hoje, já conta com voto de três ministros da Corte. Até o momento, Cármen Lúcia, que é relatora de duas ações, se posicionou favorável à realização do evento esportivo, que começa neste domingo, 13, em Brasília.

Da mesma forma, o ministro Marco Aurélio e Gilmar Mendes seguiram o voto da relatora nos dois processos, também se posicionando pela manutenção da competição. Embora também seja favorável à competição, o ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação apresentada pelo Partido dos Trabalhados (PT), defendeu que o governo federal apresente, no prazo de 24 horas, um planejamento “compreensivo e circunstanciado” para garantir a segurança do torneio e que os quatro Estados sede do evento também “divulguem e apresentem ao Supremo Tribunal Federal, em igual prazo, plano semelhante”.

Leia Também:

Laranjeiras é destaque nacional por apresentar melhorias na Educação

Comandante da Guarda Municipal faz explanação na Câmara de Laranjeiras

O ministro Edson Fachin seguiu o voto de Lewandowski. Na ação do PSB relatada por Cármen Lúcia, no entanto, Fachin divergiu e deferiu “parcialmente o pedido de liminar” e determinou que seja elaborado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 24 horas, um Plano de Mitigação de Riscos da Covid-19 específico para a Copa América.

As três ações apresentadas ao Supremo Tribunal Federal questionam a realização do evento em meio à pandemia de Covid-19, especialmente considerando o aumento de casos da doença nos últimos dias. O PSB, responsável por um dos questionamentos, aponta que a circulação de visitantes deve causar “evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos estados brasileiros”, possibilitando, até mesmo, a entrada de novas cepas do coronavírus.

Da mesma forma, o PT diz que a realização da Copa América no Brasil é inadequada e a decisão do governo brasileiro “desrespeita qualquer preceito de segurança sanitária ou protocolo de proteção recomendado pelas autoridades sanitárias mundiais” e vai “na contramão” dos esforços para controle da pandemia. “[Governo] deu imediato aval para a realização do evento, sem se preocupar com o avanço epidemiológico enfrentado pelo país”, pontua a ação. A Confederação Nacional de Trabalhadores Metalúrgicos, por sua vez, pede que a Suprema Corte determine que o Brasil não sedie eventos esportivos internacionais durante a pandemia. O pedido foi negado pelos cinco ministros, que acompanharam a relatora Cármen Lúcia, alegando questões processuais.

Com informações do portal Jovem Pan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade