segunda-feira, agosto 15, 2022
InícioEducaçãoNovo reitor da UFS, Profº Valter Joviniano tem nomeação publicada no Diário...

Novo reitor da UFS, Profº Valter Joviniano tem nomeação publicada no Diário Oficial da União

A nomeação de Valter Joviniano marca o desfecho de um processo eleitoral que ao longo dos meses foi cercado de bastante agitação.

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18, a nomeação do professor Valter Joviniano de Santana Filho, para assumir a reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelos próximos quatro anos. Ele substitui oficialmente a professora Liliádia da Silva Oliveira Barreto, que havia sido nomeada interventora da UFS por decisão do ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro.

A nomeação de Valter Joviniano marca o desfecho de um processo eleitoral que ao longo dos meses foi cercado de bastante agitação. Em junho do ano passado, por meio de portaria, a UFS convocou os Conselhos Superiores para uma reunião datada para o dia 15 de julho, onde seria formada a necessária lista tríplice com os nomes dos concorrentes ao cargo de reitor. A convocação dos Conselhos, no entanto, frustrou a Chapa 2, que tinha como candidata ao cargo de reitora a professora Denise Leal Albano. Segundo nota divulgada pela chapa, a expectativa era que a lista tríplice fosse formada pelos universitários e servidores da universidade, conforme regulamentação proposta na Medida Provisória nº 914, que caducou no dia 1º de junho, por não ser votada pelo Congresso Nacional dentro do prazo correto.

MPF

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu em novembro do ano passado o arquivamento do inquérito civil que apurava supostas irregularidades no processo eleitoral para o cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esta foi a segunda vez em que o inquérito, que tramitou a partir de janeiro de 2020, foi arquivado. O primeiro arquivamento, promovido em 29 de junho do ano passado, foi feito com base no fato de que a Medida Provisória 914, de 24 de dezembro de 2019, que estabelecia novo marco normativo para a eleição de reitores de entidades de ensino superior federal, perdeu eficácia por escoamento de prazo.

Com informações de João Paulo Schneider, portal Infonet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias