Patrocinador
segunda-feira, junho 23, 2025
Patrocinador
InícioPolícia‘Operação Apostos’ fiscaliza possíveis adulterações em postos de combustíveis

‘Operação Apostos’ fiscaliza possíveis adulterações em postos de combustíveis

Uma força-tarefa integrada realiza nesta segunda-feira, 13, fiscalizações em postos de combustíveis da capital sergipana. A ação marca a segunda fase da ‘Operação Apostos’, que investiga possíveis adulterações nos combustíveis comercializados na Região Metropolitana de Aracaju.

Pela primeira vez em Sergipe, as equipes utilizam o espectrofotômetro — aparelho que permite identificar, de forma rápida e precisa, a composição do combustível, detectando possíveis adulterações sem a necessidade de envio de amostras ao laboratório.

Segundo a promotora de Justiça e Defesa do Consumidor, Euza Missano, a operação busca garantir tanto a qualidade quanto a quantidade correta dos combustíveis ofertados aos consumidores. “Ao longo do ano, realizaremos fiscalizações em postos de combustíveis. Hoje, nosso foco é verificar a qualidade do produto. Essa força-tarefa conta com a participação da Delegacia do Consumidor, do Procon estadual, do Procon municipal e da ANP. Já trabalhamos, neste ano, em parceria com o Inmetro de São Paulo e o ITPS para verificar também a volumetria”, explicou Euza.

A promotora destacou ainda a importância do novo equipamento, adquirido por meio de reversão de multa aplicada em fiscalizações anteriores. “O espectrofotômetro é um presente para a sociedade. Ele permite detectar de imediato a presença de metanol no combustível, o que é fundamental para a adoção de providências rápidas e para a proteção do consumidor. Diferente do etanol, que tem um percentual permitido na gasolina, o metanol é tóxico, danifica motores e pode causar sérios danos à saúde de frentistas e consumidores”, alertou.

Além da adulteração, a operação também avalia riscos relacionados à inalação de substâncias como o benzeno, que pode provocar tonturas e até desmaios, como já registrado em outras ocasiões, de acordo com a promotora.

Participam da operação o Ministério Público de Sergipe (MPSE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os Procons Estadual e Municipal e a Delegacia do Consumidor.

Com informações de João Paulo Schneider do portal Infonet

LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta gestão de Juca com 71% de aprovação em Laranjeiras

Duas associações com sede em Sergipe estão envolvidas na fraude do INSS

banner de Sena

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade