A unidade da Fafen estava sendo operada pela empresa Unigel, quando a produção foi paralisada em março de 2024.
O cronograma de retomada da operação pela Petrobrás da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) foi divulgado, durante uma reunião entre representantes da estatal e políticos, realizada na última sexta-feira (22), em Carmópolis.
De acordo com a assessoria do senador Rogério Carvalho, a Fafen volta funcionar, já com a administração da Petrobras, em novembro deste ano.
A unidade, localizada em Laranjeiras, estava sendo operada pela empresa Unigel, quando produção foi paralisada em março de 2024. Na ocasião, de acordo com a multinacional, o preço do gás natural no país era um dos mais elevados do mundo.
Ainda durante o evento, foi divulgado pela Petrobrás que o cronograma do projeto Sergipe Águas Profundas está sendo cumprido rigorosamente, com previsão inicial de um investimento de R$ 10 bilhões, com potencial de alcançar R$ 60 bilhões.
De acordo com o senador Rogério Carvalho, o processo licitatório para o programa Sergipe Águas Profundas deve ser concluído até o final do próximo mês. A próxima etapa é a assinatura dos contratos, programada para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. A direção nacional da estatal informou ainda que o início efetivo da produção está previsto para 2030.
Já o governo do estado informou que está aguardando a assinatura do contrato entre a Petrobras e a empresa vencedora do processo licitatório, para apresentar mais informações sobre o planejamento de operações da Fafen.
Com informações do g1 SE