Políticos e autoridades lamentaram a morte da ex-senadora Maria do Carmo Nascimento Alves, 83 anos. Ela morreu na noite deste sábado, dia 31, em um hospital particular, após tratar um câncer no pâncreas.
O governador Fábio Mitidieri utilizou sua rede social para manifestar luto pela morte da ex-senadora. “Sergipe está em luto. Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado. Maria foi a primeira senadora a conquistar três mandados e sua participação na gestão de Aracaju e Sergipe como secretária de Inclusão Social se tornou símbolo de empoderamento e de protagonismo feminino em todo o país. Seu olhar técnico e trabalho sensível inspirou e abriu caminhos para as sergipanas na política. Como uma mãe, cuidou, ensinou e viverá para sempre nos corações de todos os sergipanos”, lamentou.
O prefeito Edvaldo Nogueira decretou luto oficial de três dias e falou sobre a trajetória de Maria do Carmo. “Ao longo da sua trajetória política, Maria sempre lutou pelos aracajuanos e sergipanos, em especial, os mais necessitados. Em seus três mandatos consecutivos como senadora, ela contribuiu de maneira significativa com as cidades, destinando emendas para diversas áreas, inclusive, para a nossa capital, durante as minhas gestões, sendo uma grande parceira. Além disso, Maria deixou seu legado na construção das políticas assistenciais, tendo sido secretária da pasta no município como no Governo de Sergipe, nas gestões de João Alves Filho, deixando o seu nome marcado na história. Toda a minha solidariedade aos amigos e familiares neste momento de profunda dor, em especial aos filhos Ana Maria, João Alves Neto e Maria Cristina, e extensivo a todos os admiradores de Dona Maria. Em respeito, encerramos antecipadamente as nossas atividades políticas e decretarei luto oficial de três dias”.
O senador Laércio Oliveira também lamentou a morte da ex-senadora. “Perdemos hoje a nossa querida senadora Maria do Carmo. Tenho a honra de ter assumido a cadeira dessa mulher, que é um símbolo do protagonismo feminino na política. Foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado de Sergipe e a primeira mulher no Senado Federal a cumprir três mandatos consecutivos. Quando falamos em Maria do Carmo, rapidamente lembramos do seu trabalho social, com destaque para o ‘Pró-Mulher’, que levava saúde preventiva para as mulheres até os povoados mais longínquos. Seu legado ficará para sempre no coração de todos os sergipanos”.
Em suas redes sociais, o senador Rogério Carvalho disse que Maria do Carmo foi um exemplo de força e perseverança. “Recebi, com profunda tristeza, a notícia do falecimento da ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves. Dona Maria do Carmo foi um exemplo de força e perseverança, abrindo caminho para muitas mulheres na política, sendo a primeira a representar Sergipe no Senado e a cumprir três mandatos consecutivos. Sua trajetória é um legado de dedicação ao nosso estado e ao Brasil, por essa e por muitas razões, temos a certeza de que o seu exemplo continuará inspirando as futuras gerações. Meus sentimentos à família e a todos os que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao lado dessa grande mulher”.
Instituições
A Alese decretou Luto Oficial de três dias pelo falecimento da ex-senadora sergipana. “Uma sergipana de grande destaque, Maria do Carmo dedicou sua vida ao serviço público e deixa um legado marcante de trabalho e dedicação ao povo de Sergipe. Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e compartilhar de sua sabedoria e humanidade. Que Deus conforte os corações de todos, e que a memória da senadora Maria do Carmo continue a inspirar a todos nós”, externa o deputado Jeferson Andrade, presidente da Alese.
A Defensoria Pública manifestou profundo pesar pelo falecimento da ex-senadora Maria do Carmo. O Defensor Público-Geral em Exercício, Jesus Jairo Lacerda e demais membros da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento da ex-senadora Maria do Carmo Alves, 83 anos. “Maria do Carmo Alves foi uma entusiasta da Defensoria Pública e grande defensora da Instituição. Lutava incessantemente em prol dos menos favorecidos e deixa um grande legado de solidariedade e amor ao próximo. Os membros da Defensoria Pública vêm externar solidariedade, amparo e conforto no coração da família e amigos neste momento de muita dor, recolhimento e reflexão”, diz a nota.
Com informações de Aisla Vasconcelos do portal Infonet