Programa foi apresentado aos gestores municipais pela vice-governadora Eliane Aquino, nessa terça-feira, 15, na Câmara Municipal.
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) e a vice-governadora, Eliane Aquino apresentaram na Câmara de Vereadores, o Programa Sergipe Pela Infância (SPI), desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. Após a solenidade, o gestor municipal, fez uma visita a uma creche da cidade e mostrou à gestora estadual os investimentos realizados pela Prefeitura em prol das crianças de 0 a 3 anos.
“Muitas das ações desenvolvidas em Laranjeiras também estão previstas no programa estadual, mas aderimos, já que as duas esferas governamentais atuando trazem juntas mais desenvolvimento para as crianças, garantem direitos e fortalecem os vínculos familiares”, disse o prefeito Juca.
Juca ressaltou ainda que é sempre que as três esferas governamentais trabalhem juntas (município, estado e governo federal). “Independentemente de partido ou ideologia política, iremos trabalhar em parceria com o estado e o governo federal para trazer o melhor ao nosso povo. As nossas crianças já recebem assistência através do Criança Feliz, nós vamos conceder a partir do segundo semestre benefício financeiro de R$ 50,00 através do programa de auxílio estudantil, vamos dar fardamento, kite escolar, transporte e alimentação de qualidade. Portanto, o programa do Estado vem somar”, destacou Juca.
Sergipe pela Infância
O SPI é uma política pública implementada em todos os órgãos e entidades do Governo, em parceria com os municípios e de modo intersetorial, de modo a oferecer estratégias, inovações e ações para o desenvolvimento integral e integrado da infância, bem como o fortalecimento do vínculo familiar, comunitário e ambiental das crianças. Também será fomentada a participação de setores da sociedade nas ações e propósitos do Programa. O Programa é focado em três eixos: Gestar e Nascer; Brincar e Crescer; e Desenvolver e Aprender.
O programa tem a finalidade de acompanhar, supervisionar e assegurar a articulação das ações voltadas à proteção e à promoção dos direitos da criança. As Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência Social, da Saúde, do Esporte, da Educação e Cultura continuarão promovendo e gerindo as políticas públicas de sua competência já existentes na legislação. Este programa também visa a transferência de renda mensal para as famílias beneficiadas.
Com informações da Ascom-PML
Veja galeria de imagens sobre o evento: