sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioEconomiaSaiba o que muda com o PL do Teto do ICMS dos...

Saiba o que muda com o PL do Teto do ICMS dos combustíveis

Se for aprovado, o Teto do ICMS para combustíveis prevê a diminuição de impostos sobre o preço da gasolina, etanol e diesel no Brasil. Entenda o que pode mudar para o consumidor.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/22 estabelece um teto de 17% para a cobrança do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis e sobre a energia.

O texto ficou conhecido como Teto do ICMS para combustíveis e foi apresentado nesta semana em pleno Senado. Espera-se que seja realizada a votação na segunda-feira. O objetivo é conseguir diminuir o preço dos combustíveis no Brasil alterando a carga de tributos sobre o produto.

Como funciona o Teto do ICMS para combustíveis?

O projeto do Teto do ICMS para combustíveis apresentado no Senado e apoiado pelo governo federal visa repor a queda na arrecadação se ela ultrapassar os 5%. Assim, o valor dos impostos seria abatido pela reposição da amortização de dívidas dos estados para a União. O problema é que existem estados que não estão em dívida com a Federação.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Laranjeiras anuncia antecipação da folha salarial de junho

“Tem dois mecanismos para compensar os estados que não têm dívida com a União. O primeiro caminho é vinculando a receita que cabe à União da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Poderia fazer a vinculação direta para compensar esses cinco estados. A estimativa de perda desses estados, se eles vierem a perder, alcança de R$ 3 bilhões”, disse o relator do texto, senador Fernando Bezerra (MDB-PE).

“O segundo mecanismo é que os estados teriam prioridade no acesso à contratação de financiamentos neste segundo semestre, para que possam ter recursos para bancar investimentos e, com isso aliviar, o seu caixa”, pontuou. As informações foram divulgadas também pelo Correio Braziliense.

Teto do ICMS para combustíveis: o que muda para o consumidor final?

Primeiramente, entenda que a arrecadação de impostos pelos estados será a mais afetada caso o PLP seja aprovado. Porém, existe uma alta confiança de que o preço dos combustíveis caia para os consumidores.

Pelo menos, alguns especialistas acreditam que o valor deixará de subir sem precedentes. Porém, tudo também depende de fatores externos ao Brasil, como preço do petróleo e a valorização do dólar.

Vale destacar que em alguns estados, como São Paulo, o imposto é reduzido e o efeito do Teto do ICMS para combustíveis seria quase nulo. Isso se aplica a outras regiões do país.

Com informações do portal Edital Concursos Brasil

banner fixo da camara em junho

IMAGEM FIXA DO POSTO MADRE DEUS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade