Patrocinador
segunda-feira, junho 23, 2025
Patrocinador
InícioEconomiaSaiba quem vai pagar a conta da roubalheira bilionária no INSS?

Saiba quem vai pagar a conta da roubalheira bilionária no INSS?

Estimativas dos descontos indevidos de aposentarias variam de 2,5 bilhões a 6,3 bilhões de reais – uma conta que o governo Lula repassará aos contribuintes.

O governo Lula e a polícia ainda não sabem com certeza quanto o esquema de descontos indevidos desviou das aposentadorias de milhões de brasileiros. As estimativas variam de 2,5 bilhões a 6,3 bilhões de reais, de acordo com a fonte e o período analisado. Algo que já está bem claro, porém, é quem pagará pela roubalheira no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS): os contribuintes.

É o que afirmou, nesta sexta-feira 30, o advogado-geral da União, Jorge Messias. “O governo vai pagar [o ressarcimento aos aposentados] com recursos da União”, disse a jornalistas, durante visita aos Correios.

“Evidentemente que o governo não vai ficar esperando de braços cruzados os aposentados serem ressarcidos por essas entidades”, acrescentou, referindo-se às associações que participaram do esquema para lesar a Previdência Social.

Reembolsar rapidamente os prejudicados é uma medida saudável, mas que não ameniza o fato de que a mesma celeridade e o mesmo rigor não foram vistos na fiscalização e combate aos malfeitos. As investigações apontam que o esquema de descontos ilegais funcionou por muitos anos – o suficiente para que os envolvidos acumulassem um patrimônio bilionário.

Até o momento, a Justiça já determinou o bloqueio de mais de 1 bilhão de reais em contas bancárias e bens de participantes da fraude. A Advocacia Geral da União (AGU) aguarda o bloqueio de mais 1,5 bilhão em nome das doze associações e de outros catorze envolvidos, entre empresas e dirigentes.

A intenção é que o patrimônio arrestado seja usado para reembolsar a União pelo ressarcimento aos aposentados.

Não se sabe, contudo, se e quando a Justiça bloqueará tais bens, nem quando o governo poderá levá-los a leilão para restituir o dinheiro gasto que, em último caso, saiu do bolso dos contribuintes. Além disso, é necessário lembrar que os bens que vão a leilão não são vendidos, necessariamente, pelo seu valor de mercado. Como se sabe, o atrativo de um leilão judicial é arrematar um bem com um desconto vantajoso. Ganharão, os compradores. Perderão, os aposentados lesados, os contribuintes onerados e o governo Lula.

Com informações de Márcio Juliboni do portal Veja Negócios

LEIA TAMBÉM: Juca planeja lançar seu filho Antônio Bala Neto para deputado estadual em 2026

Duas associações com sede em Sergipe estão envolvidas na fraude do INSS

banner de Sena

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade