Dorival Júnior comanda primeira atividade no Estádio Bezerrão, em Brasília, de olho no jogo desta quinta-feira, 19.
O técnico Dorival Júnior comanda no fim da tarde desta segunda-feira, no estádio Bezerrão, em Brasília, o primeiro treino da seleção brasileira para o jogo de quinta-feira, 18, às 21h45, contra a Colômbia, no Mané Garrincha, pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil está em quinto lugar, com 18 pontos, um atrás dos colombianos, que estão em quarto.
Na entrada da equipe a campo, o técnico da seleção conversou com o atacante Vinícius Júnior ao lado do gramado. Dorival também bateu um papo com o também atacante Endrick, convocado para substituir Neymar, do Santos, cortado por lesão.
A situação do Brasil na tabela, no início do último terço da competição, pressiona a equipe de Dorival a buscar a vitória não só contra a Colômbia mas também no jogo seguinte, contra a Argentina, dia 25, em Buenos Aires. A seleção brasileira tanto pode subir para a vice-liderança, em caso de duas vitórias, como cair para o sétimo lugar, no pior cenário.
Os jogadores começaram a se apresentar na Capital Federal ainda na noite de domingo, com as chegadas de João Pedro, do Brighton, e Vanderson, do Mônaco. O restante do grupo desembarcou em Brasília nesta segunda-feira e até o início da tarde 18 dos 23 jogadores já estavam à disposição para o treinamento que acontecerá às 17h (de Brasília), no estádio Bezerrão.
Bruno Guimarães, Joelinton, Alisson, Marquinhos e Raphinha, que entraram em campo no domingo por seus clubes, ainda estão em deslocamento e não participam da atividade. Mesmo que cheguem a tempo de se deslocarem para o estádio, farão trabalhos regenerativos, sem bola.
Após dois empates nos últimos compromissos de 2024, contra Venezuela e Uruguai, Dorival Júnior sabe que, mais do que jogar bem, conquistar as vitórias é urgente para seguir com seu trabalho em mares tranquilos e encaminhar a classificação da Seleção para a Copa de 2026. O Brasil é o quinto colocado com 18 pontos na tabela.
– As últimas três datas FIFA foram fundamentais para que começássemos a buscar uma recuperação dentro da competição. Espero que continuemos evoluindo, com a Seleção começando a encorpar dentro de uma competição tão importante e que requer um cuidado especial, principalmente neste momento, contra dois excelentes adversários, em que teremos com certeza dois grandes jogos.
Com dois adversários diretos pela frente, o Brasil tem a possibilidade de superar a Colômbia, rival de quinta-feira, no Mané Garrincha, o Equador e o Uruguai nessas duas rodadas, além de se aproximar da Argentina, líder com 25 pontos. Olhar para trás, no entanto, também é necessário, já que Paraguai, com 17, e Bolívia, com 13, podem superar a Seleção em caso de tropeços.
Com informações de Cahê Mota Brasília, do ge do DF