Prefeitura de Aracaju prorrogará medidas de combate ao novo coronavírus mantendo a restrição do toque de recolher nos finais de semana, nas sextas e sábados. (Foto: Ana Lícia Menezes)
A Prefeitura de Aracaju prorrogará as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, estabelecidas no último decreto municipal. A decisão foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta sexta-feira, 13, após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), em que foi analisado o quadro epidemiológico do município. Pela atualização, mesmo com redução expressiva do índice de internamento e do número de óbitos, a capital sergipana seguirá com o toque de recolher às sextas-feiras e sábados, de 00h às 5h, e com o escalonamento do funcionamento das atividades comerciais.
Leia Também: Laranjeiras começou a vacinar pessoas a partir de 18 anos
“Nossa capital continuam apresentando resultados muito positivos no que diz respeito ao número de óbitos e de internamento por causa da covid-19. A cada semana, temos reduzido os índices, o que nos deixa muito felizes, pois demonstra a eficácia do nosso trabalho e do avanço da vacinação. Justamente por isso, é fundamental que nossa cidade mantenha as medidas restritivas em vigor como prevenção à variante Delta, que ainda não registra nenhum caso em Aracaju, mas já circula em outras cidades do país. Ao mesmo tempo, continuaremos atuando de maneira intensa, com fiscalizações e com a testagem da população”, declarou Edvaldo.
Com isso, bares, restaurantes e similares continuam autorizados a funcionar até às 23h, às sextas e sábados, e sem restrição de horário nos demais dias da semana, mantendo a capacidade máxima de ocupação em 50%. Shoppings centers, centros comerciais, galerias e lojas de departamento podem funcionar de 10h às 22h, e os estabelecimentos do Centro da cidade, de 9h às 19h.
Da mesma forma, os mercados municipais abrem às 6h e fecham às 17h. Supermercados, minimercados e estabelecimentos congêneres poderão receber as mercadorias às 6h e, para atendimento ao público, funcionam de 8h às 23h. As regras também foram mantidas para agências bancárias, que iniciam seus atendimentos às 9h e encerram às 15h, com exceção para pagamento de benefícios relacionados à covid-19.
Dados de Aracaju
De acordo com os dados apresentados pela secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, na reunião do COE, houve uma queda de 38% de novos casos em relação aos últimos 14 dias. O índice de redução na positividade dos exames realizados, no mesmo período, também foi de 38%. Quando se observa a média de casos diários, a diminuição foi de 52% nesta semana, em comparação a duas semanas atrás. Em relação a óbitos em Aracaju por covid-19, a redução foi 28% em relação a sete dias. Em julho, a cidade apresentou queda de 66% no quantitativo de óbitos comparado ao mês anterior.
Com informações da Agência Aracaju de Notícias.