quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioMundoNetanyahu sobre Lula: “Ele deveria ter vergonha de si mesmo”

Netanyahu sobre Lula: “Ele deveria ter vergonha de si mesmo”

Na Etiópia, Lula afirmou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

A declaração vem após o líder brasileiro afirmar que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

“Hoje, o presidente do Brasil, comparou a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas – uma organização terrorista e genocida – ao Holocausto. O presidente Silva desonrou a memória de 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas. E demonizou o estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou Netanyahu.

A fala aconteceu em meio a um discurso do líder israelense na Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas.

LEIA TAMBÉM: Vereadores de Laranjeiras retomam as sessões legislativas após recesso

Mais cedo, Netanyahu já tinha feito críticas ao presidente Lula em sua conta no X (antigo Twitter): “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender.”

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fará ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão”, afirmou.

Lula diz que Israel comete genocídio

Na manhã deste domingo, o presidente Lula realizou uma coletiva de imprensa, que marcou o fim de sua viagem à Etiópia e ao Egito.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele.

Com informações de Elizabeth Matravolgyi da CNN

NOVO BANNER DA CAMARA DE FEVEREIRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade