Levantamento do Paraná Pesquisas mostra resistência a um quarto mandato do petista mesmo entre parte dos eleitores atendidos pelo principal programa social do governo.
Segundo informações divulgadas no portal Veja e apuradas pelo Paraná Pesquisas, um em cada três brasileiros que recebem o Bolsa Família avalia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito para um quarto mandato à frente do Palácio do Planalto. O dado faz parte de levantamento divulgado nesta quinta-feira (29) pelo instituto Paraná Pesquisas, que analisou a percepção do eleitorado sobre uma eventual recondução do petista ao cargo.
De acordo com a pesquisa, 33,3% dos beneficiários do Bolsa Família afirmaram que Lula não merece a reeleição, enquanto 63,3% disseram apoiar a continuidade do presidente no comando do país. Já entre os entrevistados que não são inscritos no programa social, a rejeição é maior: 55,3% se posicionaram contra a reeleição, frente a 40,8% que se disseram favoráveis.
O levantamento também aponta diferenças significativas quando analisados recortes demográficos. Por faixa etária, o apoio à reeleição de Lula é majoritário apenas entre os jovens de 16 a 24 anos, grupo em que 50,8% defendem a renovação do mandato. Em relação à escolaridade, a aprovação ao presidente predomina somente entre os eleitores que cursaram até o ensino fundamental, com 53,8% de apoio.
Na avaliação geral do eleitorado, 51% dos entrevistados consideram que Lula não merece ser reeleito, enquanto 45,3% aprovam a recondução ao cargo. Outros 3,8% não souberam ou preferiram não responder. Regionalmente, a maior rejeição ao presidente é registrada na Região Sul, onde 58,1% se posicionam contra a reeleição. Já a base de maior apoio está no Nordeste, com 57,1% favoráveis.
A pesquisa ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.
Da Redação do RS NOTÍCIA






