Mudanças na superintendência do Huse e do Hospital do Câncer reforçam a gestão técnica e a continuidade dos investimentos na saúde pública estadual.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou nesta terça-feira (3) mudanças na gestão de duas das principais unidades da rede estadual de saúde: o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e o Hospital do Câncer de Sergipe (HCS). A decisão foi apresentada durante reunião com gestores da área da saúde e integra a estratégia de fortalecimento da administração técnica e humanizada no sistema público.
Com a mudança, o médico Dr. Rilton Morais assume a superintendência do Huse, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Roberto Gurgel, que passa a comandar o Hospital do Câncer de Sergipe. A transição ocorre sob a coordenação do secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer.
Durante o anúncio, o governador destacou a importância da alteração para o avanço da saúde pública no estado. Segundo Mitidieri, a mudança fortalece a gestão das unidades estratégicas. “O Huse, maior hospital público de Sergipe e referência no atendimento de urgência e emergência, passa a contar com um profissional extremamente qualificado. Ao mesmo tempo, o Hospital do Câncer recebe um médico com ampla experiência na área. A saúde de Sergipe ganha dos dois lados”, afirmou.
O governador também ressaltou os investimentos recentes no Huse, como a ampliação da estrutura física e a modernização dos serviços. Entre as melhorias citadas estão a implantação de tomógrafos, a disponibilização de ressonância magnética, a ampliação do centro cirúrgico, a construção de 60 novos leitos e o fortalecimento da hemodinâmica, que já realizou mais de dois mil procedimentos.
Ao assumir a superintendência do Huse, Dr. Rilton Morais destacou a complexidade e a relevância da unidade. “O Huse é essencial para salvar a vida da maioria dos sergipanos. Chego para contribuir com o projeto de saúde do Estado, com muito trabalho e dedicação. É um grande desafio, mas vamos avançar”, declarou.
Já Dr. Roberto Gurgel agradeceu o período à frente do Huse e falou sobre a nova missão no Hospital do Câncer. “Foi uma experiência muito significativa. Agora sigo para um desafio igualmente importante, na área da oncologia, que é minha especialidade. Deixo o Huse em boas mãos”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, reforçou que a transição faz parte de uma política de fortalecimento da gestão. “Temos uma equipe comprometida e preparada para seguir avançando, sempre com foco na melhoria do atendimento à população”, destacou.
Segundo o Governo de Sergipe, as mudanças reafirmam o compromisso com uma gestão baseada em critérios técnicos, valorização dos profissionais da saúde e investimentos contínuos na rede pública, com o objetivo de ampliar a eficiência, a qualidade do atendimento e o cuidado com os sergipanos.
Da Redação do RS
*Com informações da ASN




