sexta-feira, janeiro 24, 2025
InícioEconomiaColunista diz que fábricas de fertilizantes na Bahia e Sergipe podem voltar...

Colunista diz que fábricas de fertilizantes na Bahia e Sergipe podem voltar a funcionar no próximo trimestre

A Petrobras acredita que suas fábricas de fertilizantes, arrendadas à Unigel, localizadas na Bahia e Sergipe, podem voltar a funcionar no primeiro trimestre de 2025. A informação é do colunista Lauro Jardim de O Globo.

A Petrobras assinou contrato com a Unigel há um ano, em dezembro de 2023, mas o contrato não entrou em vigor por causa de irregularidades detectadas pelo TCU – Tribunal de Contas da União. As fábricas ficam em Camaçari, na Bahia,  e Laranjeiras em Sergipe.

O valor do acordo entre as duas empresas foi de R$ 759,2 milhões, mas o TCU afirmou que o contrato de industrialização sob encomenda (“tolling”) de fertilizantes nitrogenados tinha irregularidades e causaria prejuízos à Petrobras.

Apesar do rompimento do acordo de tolling, a Unigel continua tendo o arrendamento das Fafens graças a um contrato de 2019, feito no governo Jair Bolsonaro (PL), com duração de 10 anos. As unidades estão paralisadas desde 2023.

As duas Fafens entraram em operação em 2013 e juntas têm capacidade instalada suficiente para atender 14% da demanda nacional de uréia.

A FUP – Federação Única de Petroleiros quer  que a Petrobras volte a operar as fábricas.

Fonte: Portal Bahia Econômica

LEIA TAMBÉM: Funcap divulga programação do Simpósio da 50ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras

PUBLICIDADE DA CÂMARA DE LARANJEIRAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade