terça-feira, maio 28, 2024
InícioEsportesConfira o Raio-X de Palmeiras e Flamengo destacando resultado das categorias de...

Confira o Raio-X de Palmeiras e Flamengo destacando resultado das categorias de base em campo e nos cofres

Flamengo promoveu mais atletas na década, enquanto os revelados pelo Palmeiras possuem mais jogos no time principal.

Palmeiras e Flamengo se enfrentam neste domingo (21), às 16 horas, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os times são os protagonistas do país na década em termos de títulos e diversos embates entre eles, dentro e fora de campo, têm acontecido. Um fator importante a se considerar é o uso das categorias de base, que os dois times fazem com muita competência. O levantamento do Torcedores.com colocou frente a frente, na década, números dos atletas formados nos clubes – o desempenho em campo neste tempo e também a rentabilidade em vendas.

Número de atletas promovidos ao time principal na década 

Desde 2021, o Flamengo promoveu mais garotos ao time principal que o Palmeiras: 30 a 21. Foram nove talentos a mais do que o alviverde que, em contrapartida, tem mais consistência nos jogadores alçados à equipe profissional. Os atletas, em grande parte, disputaram mais partidas, como veremos na estatística abaixo.

Número de jogos somados de atletas oriundos da base 

No somatório de jogos de todos os atletas promovidos da base, o Palmeiras possui larga vantagem sobre o Flamengo: 949 a 701. O clube paulista possui inúmeros atletas com mais de 50 jogos e dois com mais de 100 partidas, como Gabriel Menino e Danilo. No caso do Rubro-Negro, apenas João Gomes anotou mais de 100 jogos.

Atletas das categorias de base com mais partidas na década 

Flamengo Palmeiras 
João Gomes (108) Gabriel Menino (154)
Victor Hugo (95) Danilo (107)
Wesley França (60) Wesley (99)
Matheus França (51) Endrick (72)
Hugo Souza (44) Fabinho (63)

 

Os maiores artilheiros oriundos da base de Flamengo e Palmeiras

Flamengo  Palmeiras 
Matheus França (9) Endrick (19)
Rodrigo Muniz (9) Gabriel Menino (13)
Lázaro (8) Danilo (11)

 

As maiores vendas de atletas da base na década

O Flamengo faturou alto com a venda de dois jogadores para a Premier League, o meia Matheus França e o volante João Gomes. O primeiro foi repassado ao Crystal Palace por 20 milhões de euros, enquanto o segundo vendido ao Wolverhampton por cerca de 18 milhões de euros. Depois deles, Rodrigo Muniz, cedido ao Fulham-ING por 8 milhões de euros, Lázaro, comprado pelo Almería-ESP por 7 milhões de euros e Natan, vendido ao Red Bull Bragantino por 3,5 milhões de euros, foram os mais rentáveis.

Leia Também: Vereadores de Laranjeiras estão preocupados com o período chuvoso

Do lado palmeirense, o clube já garantiu ao menos 72 milhões de euros com a venda de Endrick ao Real Madrid, que só irá ao clube espanhol no meio do ano. O volante Danilo, vendido ao inglês Nottingham Forest por 20 milhões de euros em 2022, é o segundo mais caro. Na sequência, aparecem Gabriel Verón (cedido ao Porto por 10 milhões de euros), Giovani (vendido ao Al-Sadd por 9 milhões de euros) e Patrick de Paula (comprado pelo Botafogo por 6 milhões de euros).

Total em vendas do Flamengo em revelações da base desde 2021: R$ 336 milhões (61,2 milhões de euros)

Total em vendas do Palmeiras em revelações da base desde 2021: R$ 660 milhões (120 milhões de euros)

*Foram considerados no levantamento apenas jogadores que foram promovidos ao time profissional em Flamengo e Palmeiras e que fizeram ao menos três jogos pelo clube.

Análise realizada até o dia 18/04/2024

Com informações de Victor Rocha e Foto de Alamy, do portal Torcedores.com

Siga o RS no instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias