segunda-feira, abril 22, 2024
InícioEsportesEstados Unidos sediarão Mundial de Clubes ampliado em 2025

Estados Unidos sediarão Mundial de Clubes ampliado em 2025

Nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa, com 32 seleções, será realizada nos Estados Unidos em 2025, informou a Fifa nesta sexta-feira.

A primeira edição da nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa, com 32 seleções, será realizada nos Estados Unidos em 2025, informou a entidade máxima do futebol mundial nesta sexta-feira.

A FIFA havia confirmado em março que a reformulada Copa do Mundo de Clubes será disputada a cada quatro anos a partir de junho de 2025. O Conselho da FIFA nomeou por unanimidade os Estados Unidos como os anfitriões da competição para a primeira edição do formato expandido.

Os Estados Unidos também sediarão a Copa América de 2024, enquanto também são co-anfitriões da Copa do Mundo de 2026, juntamente com o México e o Canadá.

“A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Com a infra-estrutura necessária e um enorme interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global.”

Os campeões da confederação de 2021-2024 serão elegíveis para jogar na nova Copa do Mundo de Clubes, o que significa que Chelsea, Real Madrid e o Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões da última temporada, se classificaram da Europa.

A versão atual da Copa do Mundo de Clubes da FIFA – uma competição anual com sete seleções – será descontinuada após 2023.

A Fifa disse que também concordou em adiar o lançamento do processo de licitação para a Copa do Mundo de 2030 para “consultas adicionais com todas as principais partes interessadas.

“Os regulamentos de licitação relevantes serão apresentados para aprovação na próxima reunião do Conselho da FIFA, prevista para setembro/outubro de 2023, com o processo de licitação a ser lançado oficialmente a partir de então”, afirmou.

“A nomeação esperada do(s) anfitrião(ões) pelo Congresso da FIFA também passará do terceiro trimestre de 2024 para o quarto trimestre de 2024.”

O Congresso da FIFA acontecerá em Bangkok, na Tailândia, em 17 de maio de 2024.

A Fifa também nomeou a Indonésia como anfitriã da Copa do Mundo Sub-17 no final deste ano, três meses depois que o país do Sudeste Asiático foi eliminado da Copa do Mundo Sub-20 , que era então realizada na Argentina.

A decisão de impedir que a Indonésia sediasse o evento foi tomada depois que a federação de futebol do país cancelou o sorteio porque o governador da ilha hindu de Bali se recusou a receber o time de Israel.

A Indonésia foi premiada com o prêmio de 10 de novembro a dezembro. 2º torneio depois que o Peru perdeu os direitos por não cumprir os compromissos de infraestrutura.

O Conselho da FIFA também nomeou a Colômbia como anfitriã da Copa do Mundo Feminina Sub-20 em 2024, enquanto a República Dominicana sediará a Copa do Mundo Feminina Sub-17 no mesmo ano.

Fonte: Reportagem de Rohith Nair em Bengaluru Edição de Toby Davis e Christian Radnedge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias