sexta-feira, julho 26, 2024
InícioSaúdeInsumos para produção de 10 milhões de vacinas chegam ao Brasil

Insumos para produção de 10 milhões de vacinas chegam ao Brasil

Novos insumos para produção de 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 chegam ao Brasil. A previsão é que as doses sejam distribuídas a Estados e o DF no mês que vem. 

Mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir vacinas contra a Covid-19 chegou ao Brasil. Os insumos desembarcaram no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – RioGaleão – na noite deste sábado, 17. Com a matéria-prima, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produzirá cerca de 10 milhões de doses de vacina AstraZeneca/Oxford no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos localizado em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro.

A previsão é que as doses sejam entregues no mês de agosto, depois que passarem pelas etapas de processamento final e de controle de qualidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, o imunizante da AstraZeneca é o mais aplicado no país. Até o momento, das 154,7 milhões de vacinas distribuídas a Estados e o Distrito Federal, mais de 75,9 milhões são da farmacêutica anglo-sueca. Cerca de 55% dos brasileiros já receberam ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus e 20% completaram o esquema vacinal.

Leia Também: Laranjeiras continua vacinando moradores a partir de 25 anos

O diretor-geral de Bio-manguinhos, Maurício Zuma, disse à Jovem Pan, no começo da semana, que a Fiocruz não vai mais conseguir cumprir a meta de entregar até o fim de julho 100 milhões de doses da vacina ao Plano Nacional de Imunização por causa do atraso no calendário de remessas do IFA. A nova meta, agora, é chegar aos 100 milhões de doses no fim de agosto ou no início de setembro.

A Fundação Oswaldo Cruz, no entanto, mantém a estimativa de encerrar o ano de 2021 com 200 milhões de doses entregues ao PNI. A produção de vacina com o IFA 100% nacional, após acordo de transferência de tecnologia, também está atrasada: seria iniciada em outubro, agora já se fala em novembro. Para o ano que vem, a Fiocruz já planeja distribuir ao PNI cerca de 180 milhões de doses da vacina.

Com informações do portal Jovem Pan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias