Patrocinador
terça-feira, fevereiro 10, 2026
Patrocinador
InícioPolíciaPesquisa Meio/Ideia mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro

Pesquisa Meio/Ideia mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro

Levantamento da Meio/Ideia mostra avanço do senador Flávio Bolsonaro e empate técnico com o presidente Lula em simulação de segundo turno.

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou crescimento nas intenções de voto e aparece tecnicamente empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno, segundo a pesquisa Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (4).

De acordo com o levantamento, Lula registra 45,8% das intenções de voto, contra 41,1% de Flávio Bolsonaro. Considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, o resultado configura empate técnico. Lula pode variar entre 43,3% e 48,3%, enquanto Flávio aparece entre 38,6% e 43,6%.

Na rodada anterior da pesquisa, realizada entre 8 e 12 de janeiro, o cenário era mais favorável ao presidente, que vencia por 46,2% a 36%, indicando avanço significativo do senador nas últimas semanas.

Outros cenários de segundo turno

O levantamento também simulou confrontos de Lula com outros nomes da direita. O presidente aparece numericamente à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por 44,7% a 42,2%, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por 45% a 40,7% — ambos também dentro da margem de erro.

Entre os demais nomes testados, o melhor desempenho contra Lula no segundo turno é do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que perderia por 45% a 38%. Na sequência aparecem Romeu Zema (Novo-MG), com 45% a 34,5%, Ronaldo Caiado (União-GO), com 45% a 34%, e Eduardo Leite (PSD-RS), com 45,4% a 21%.

Cenários de primeiro turno

No primeiro turno, Lula aparece empatado com Flávio Bolsonaro no cenário em que Eduardo Leite é candidato pelo PSD, com 38,7% a 35,3%. Já em um cenário sem candidato do PSD, o presidente empata no limite da margem de erro com Tarcísio de Freitas, com 40% a 35%.

Haddad como alternativa do PT

A pesquisa também testou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como candidato governista em substituição a Lula. Haddad aparece tecnicamente empatado com candidatos da direita nos três cenários simulados.

No segundo turno, o ministro registra:

  • 41,8% x 40% contra Flávio Bolsonaro;

  • 40,5% x 44,5% contra Tarcísio de Freitas;

  • 42% x 39% contra Ratinho Jr.

Metodologia

A pesquisa Meio/Ideia ouviu 1.500 pessoas, por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026.

Da Redação do RS NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM: Vice-prefeito de Laranjeiras recebe cônsul-geral de Portugal em visita institucional

BANNER DE FEVEIRO DE 2026

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade