sexta-feira, março 29, 2024
InícioSaúdeEstado reinaugura Centro de Especialidades Odontológicas de Laranjeiras

Estado reinaugura Centro de Especialidades Odontológicas de Laranjeiras

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Laranjeiras será reinaugurado pela Saúde Estadual nesta quinta-feira, 19, às 15h30. A obra, que teve um investimento de R$ 184.934,04, envolveu a reestruturação de um espaço com quatro consultórios totalmente equipados.

Com 10 anos de funcionamento, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Roque Almeida de Oliveira, que atende a população de Laranjeiras e municípios da região, passou por processo de reestruturação para qualificar o atendimento aos usuários e será reinaugurado nesta quinta-feira, 19. Oferta do SUS (Sistema Único de Saúde) para os cidadãos através do programa federal Brasil Sorridente e do Governo de Sergipe, os CEOs estaduais são administrados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e atuam com serviços odontológicos especializados, de média complexidade.

A obra, que teve um investimento de R$ 184.934,04, envolveu a reestruturação de um espaço com quatro consultórios totalmente equipados, recepção, sala da gerência, sala de arquivo, almoxarifado, depósito de materiais de limpeza, sala de lavagem, sala de esterilização, copa e quatro banheiros. A unidade também conta com cadeiras odontológicas com revestimento em couro de alta densidade, seladora automática, ultrassom portátil e fixo, estabilizador Godoy e aparelhos de radiografias intraorais.

A equipe de trabalhadores possui sete cirurgiões-dentistas, seis auxiliares em Saúde Bucal, um recepcionista, um auxiliar em serviços gerais e um vigilante patrimonial. De acordo com a cirurgiã-dentista do CEO de Laranjeiras, especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais e mestra em Odontologia com área de concentração em Clínica Odontológica, Graziane Ribeiro Couto, a reforma da unidade foi de suma importância, pois agrega melhoria para os profissionais e usuários, com um ambiente mais confortável para realização do atendimento. “Para a população que acessa o serviço do CE de Laranjeiras, a melhoria do ambiente é significativa, pois a unidade proporciona um serviço de melhor qualidade para o paciente”, afirma.

A odontóloga também destaca o fortalecimento do serviço ofertado, uma vez que os profissionais atuam num espaço saudável, que garante conforto aos usuários e profissionais. “A Funesa disponibiliza material de qualidade para que a gente possa fazer esses atendimentos. Agregado à reforma, isso vai potencializar ainda mais o serviço na regional de Laranjeiras. Além da reforma estrutural da unidade, também foram adquiridos novos equipamentos, como as cadeiras odontológicas, estabilizador Godoy para atendimento a pacientes com necessidades especiais e outros pacientes que necessitam, ultrassom portátil, aparelhos de radiografia, entre outros materiais. É muito satisfatório e gratificante fazermos atendimento em um local com a estrutura adequada e bons equipamentos pois favorece ao ideal atendimento e acolhimento de todos que acessam o serviço de CEO de Laranjeiras”.

Para a diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, a equipe da Fundação está muito feliz e satisfeita com a reforma do CEO de Laranjeiras, não apenas por garantir melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde que lá atuam, mas principalmente por qualificar ainda mais o acesso ao serviço que já é prestado com excelência à população sergipana. “Isso só confirma, mais uma vez, o compromisso do Estado com a implementação das políticas públicas na área de saúde, garantindo cada vez mais condições dignas de trabalho e acesso aos serviços e ações de saúde”, ressalta.

Serviços

As oito unidades dos CEOs – localizadas em Boquim, Capela, Laranjeiras, N. Sra. da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto – ofertam serviços nas áreas de periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais, e diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca. Em Sergipe, a escolha pelos centros regionalizados, geridos pela SES, por meio da Funesa, foi uma iniciativa do governo estadual para assegurar que os municípios que não possuem CEO municipal pudessem ter acesso a esses serviços.

Além desses serviços, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal. Se o paciente for diagnosticado com outras necessidades, a exemplo do câncer de boca ou tratamento de alta complexidade, ele é encaminhado para a rede hospitalar. Na rede hospitalar, os atendimentos odontológicos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Regional de Itabaiana e Hospital Universitário (HU).

Com informações da ASN.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias