Patrocinador
segunda-feira, junho 23, 2025
Patrocinador
InícioLaranjeirasLaranjeiras celebra avanços nas políticas étnico-raciais com entrega da Comenda Umbelina Araújo...

Laranjeiras celebra avanços nas políticas étnico-raciais com entrega da Comenda Umbelina Araújo e lançamento de selo antirracista

O evento foi promovido pela Prefeitura de Laranjeiras através da Secretaria de Igualdade Racial e realizado na noite desta quinta, 15, na Câmara Municipal.

Em um marco histórico para as políticas de igualdade racial no estado de Sergipe, a Prefeitura de Laranjeiras realizou nesta quinta-feira, 15, uma sessão solene na Câmara de Vereadores, para a entrega da Comenda Umbelina Araújo e o lançamento do selo antirracista Professora Zizinha Guimarães, estabelecido pela Lei Municipal nº 1269/2025.

A cerimônia representou um importante passo na luta contra o racismo e a intolerância religiosa no município, reconhecendo pessoas que têm contribuído significativamente para o avanço das políticas étnico-raciais na cidade. Laranjeiras se destaca em Sergipe como o único município a contar com uma Secretaria de Igualdade Racial, reafirmando seu compromisso com o enfrentamento ao racismo estrutural. Além disso, é o primeiro município do estado a instituir um selo antirracista, instrumento que reconhece e incentiva escolas que desenvolvem políticas públicas efetivas no combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Durante a solenidade, foram agraciados com a Comenda Umbelina Araújo: Izaura Júlia de Oliveira Ramos; o prefeito José de Araújo Leite Neto, representado pelo secretário de Educação, Evaldino Calazans; e o secretário-adjunto de Igualdade Racial, Gabriel Lourenço.

O evento contou com a presença de diversas autoridades no assunto, como Fabrícia Wilker, Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE; Maluh Andrade, coordenadora do Grupo de Trabalho Cultura do mandato da deputada Linda Brasil; e Geangela Costa, presidente do Conselho Municipal de Educação, entre outras autoridades.

“A comenda leva o nome de Umbelina Araújo, conhecida como “Bilina do Nagô”, figura emblemática da resistência negra feminina e religiosa na região. Filha de negros escravizados trazidos para Laranjeiras, Umbelina transcendeu seu tempo, enfrentando as diversas formas de intolerância de sua época e simbolizando a força e a resiliência da mulher negra e das religiões de matriz africana, inspiração que permanece viva até os dias atuais”, destacou Gabriel Lourenço.

O secretário-adjunto reforçou que a homenagem reforça o compromisso de Laranjeiras em reconhecer e valorizar o legado ancestral da cultura afro-brasileira, ao mesmo tempo em que implementa medidas concretas para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Selo antirracista nas escolas municipais

O selo Professora Zizinha Guimarães será concedido às instituições da rede municipal de ensino que se destacarem no desenvolvimento de ações antirracistas. A iniciativa tem como objetivo combater o racismo desde a primeira infância, promovendo uma educação inclusiva e respeitosa.

Esta medida é relevante em todos os municípios, mas em Laranjeiras, cuja população é predominantemente formada por afrodescendentes, com fortes raízes nas tradições, religiosidade e cultura negra. Apesar desse contexto histórico-cultural, casos de racismo e intolerância religiosa ainda são frequentes, principalmente no ambiente escolar, causando impactos profundos e duradouros nas vítimas.

Com informações da ASCOM.

Duas associações com sede em Sergipe estão envolvidas na fraude do INSS

banner de Sena

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade