sexta-feira, agosto 12, 2022
InícioGeralMais de 74 mil pessoas são afetadas seca e estiagem em SE

Mais de 74 mil pessoas são afetadas seca e estiagem em SE

De acordo com informações da Defesa Civil, 12 municípios sergipanos estão em situação de emergência por conta da seca ou estiagem.

Em Sergipe, 12 municípios estão em situação de emergência por seca ou estiagem. De acordo com a Defesa Civil de Sergipe, mais de 74 mil pessoas estão sendo afetadas nos municípios.

Os municípios que estão com decretos em vigor são: Monte Alegre, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Carira, Ribeirópolis, Feira Nova, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Gararu e Feira Nova.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sergipe, tenente coronel Luciano Queiroz, o município de Pinhão já foi vistoriado e deve ter a situação de emergência decretada em breve, e o município de Porto da Folha está preparando a documentação para fazer a solicitação junto ao órgão.

“Os munícipios decretam situação de emergência, preparam toda a documentação e nos envia. A Defesa Civil faz a vistoria in loco para verificar se os relatos fotográficos e os relatórios procedem. Para que seja decretada situação de emergência é necessário que se verifique perdas hídricas, agropecuárias e danos humanos. São essas questões que verificamos”, explica.

Dos 12 municípios, sete estão com os decretos prestes a vencer entre outubro e novembro. De acordo com a Defesa Civil, os municípios podem solicitar a prorrogação dos decretos. “Os decretos tem validade de até 180 dias e os municípios podem solicitar novamente a situação de emergência, se a situação persistir. Eles precisam apresentar novamente toda documentação atualizada da situação para que a Defesa Civil faça a avaliação”, esclarece.

Operação Carro Pipa

Quase 31 mil pessoas estão sendo assistidas pela Operação Carro Pipa, executada pelo Exército Brasileiro, que leva água potável às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem, priorizando os municípios que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Com informações de Karla Pinheiro, do postal Infonet.

Suspeito de feminicídio em motel de Maruim se entrega à polícia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias