Patrocinador
segunda-feira, junho 23, 2025
Patrocinador
InícioPolíciaOperação Policial é realizada contra esquema de fraude financeira em Itabaiana

Operação Policial é realizada contra esquema de fraude financeira em Itabaiana

Todo o material apreendido na operação será submetido à análise pericial, para reforçar a apuração dos crimes e a identificação de outras vítimas e rastrear os valores desviados.

A Polícia Civil de Sergipe deflagrou nesta quarta-feira, 14, a Operação Safra 171, que resultou na desarticulação de uma associação criminosa responsável por aplicar sofisticados golpes financeiros, movimentando mais de R$ 14,8 milhões entre junho de 2022 e setembro de 2024.

As investigações revelaram uma organização criminosa altamente estruturada, que se utilizava de documentos falsos, manipulação psicológica das vítimas e manobras complexas de ocultação patrimonial.

Os criminosos prometiam altos lucros com supostos investimentos no plantio de milho e em operações fictícias na bolsa de valores, utilizando documentos adulterados, roteiros de conversas e até menções indevidas a autoridades e figuras públicas para conferir credibilidade ao esquema.

As vítimas, geralmente pessoas próximas, eram convencidas a investir grandes quantias em troca de retornos rápidos, o que nunca acontecia. O dinheiro era desviado para benefício pessoal dos investigados, que ostentavam um padrão de vida incompatível com suas rendas formais.

Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados judiciais, incluindo dois de prisão preventiva, dois de medidas cautelares diversas da prisão, oito de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias. As ações ocorreram de forma simultânea em Itabaiana, no agreste sergipano.

Foram apreendidos veículos de luxo, eletrônicos, documentos falsificados, extratos bancários, recibos, contratos e mídias eletrônicas. Parte dos bens estava em nome de terceiros, estratégia comum em práticas de lavagem de dinheiro. Todo o material será submetido a análise pericial para reforçar a apuração dos crimes, identificar outras vítimas e rastrear os valores desviados.

De acordo com o delegado Matheus Cardillo, responsável pela investigação, a operação tem como foco romper a estrutura financeira do grupo e recuperar ativos para o ressarcimento das vítimas. “Estamos diante de uma associação com alto grau de sofisticação, que se vale de discursos técnicos, falsos vínculos políticos e manipulação emocional. A repressão penal, aliada ao confisco de bens, é fundamental para neutralizar essa estrutura”, afirmou.

A Polícia Civil pede que vítimas que tenham feito aportes semelhantes entrem em contato com a Delegacia de Itabaiana para colaborar com as investigações, que agora avançam para identificar possíveis ramificações do esquema.

A operação é Coordenada pela Delegacia Regional de Itabaiana, a ação contou com o apoio técnico da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Com informações da SSP/SE e João Paulo Schneider do portal Infonet

LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta gestão de Juca com 71% de aprovação em Laranjeiras

Duas associações com sede em Sergipe estão envolvidas na fraude do INSS

banner de Sena

Banner do Patrocinador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Política de Privacidade