segunda-feira, agosto 15, 2022
InícioTV e CinemaOscar 2021: Confira os mais prováveis vencedores

Oscar 2021: Confira os mais prováveis vencedores

Modelo probabilístico criado por Samy Dana examina uma série de dados, como os resultados de outros prêmios, e acertou 20 das 24 estatuetas no Oscar do ano passado.

Todos os anos, em um domingo à noite, fãs de cinema do mundo todo se reúnem para assistir às premiações do Oscar. A cerimônia pode ter perdido parte da audiência nos últimos tempos, mas a escolha ainda é capaz de aumentar o interesse por um filme e de impulsionar as carreiras de atores e diretores. O ganhador de 2020, o sul-coreano “Parasita”, por exemplo, ganhou muito mais projeção depois da escolha. Assim como ocorreu com alguns filmes ao longo da história, que chegaram à noite do Oscar não muito conhecidos e saíram consagrados. Ou o contrário. Filmes que pareciam fadados a entrar para a história do cinema saíram menores da cerimônia.

Mas como ocorre a escolha? Em 23 das 24 categorias, é simples: quem consegue mais votos, ganha. Já o prêmio de melhor filme usa um método chamado votação preferencial, que é mais complicado do que a votação tradicional, com várias rodadas, das quais participam todos os eleitores. Um filme só se torna vencedor com a maioria dos votos, seja no primeiro ou no último pleito. É uma maneira de garantir que o vencedor seja escolhido pela maioria dos votantes, todos profissionais do cinema, como atores, atrizes, diretores etc. Numa votação simples, haveria o risco do premiado com melhor filme ter 25% dos votos (ou até menos). Por isso, em 2009, a Academia de Hollywood instituiu a votação em etapas, eliminando o candidato com menos votos a cada rodada.

Parecem resultados muitas vezes imprevisíveis, principalmente o de melhor filme, mas por meio de um modelo probabilístico, é possível antecipar a grande maioria dos resultados. Meu modelo examina os resultados de prêmios anteriores ao Oscar, como o Globo de Ouro, e outros dados, apontando os vencedores mais prováveis. Para este ano, o favorito a receber o prêmio de melhor filme é “Nomadland”. O drama passado na Grande Recessão, dirigido por Chloé Zhao e estrelado pela atriz Frances McDormand tem 72% de probabilidade de ficar com a estatueta. É favorito, segundo as probabilidades, para vencer também os prêmios de melhor fotografia (65%) e de roteiro adaptado (63%).

Chloé Zhao também é favorita ao Oscar de melhor direção (82%). Já Carey Mulligan (“Bela Vingança”) deve ficar com a estatueta de melhor atriz, com 34% de probabilidade, enquanto Chadwick Boseman (“A Voz Suprema do Blues”), infelizmente falecido em 2020, tem 80% de chance de vencer a escolha de melhor ator. É claro que probabilidade não é a mesma coisa do que certeza, mas uma tendência com base nos dados disponíveis. Mas, no ano passado, o modelo acertou 20 dos 24 vencedores. Vai repetir a dose este ano? Não deixe de conferir na noite de domingo.

Com informações do portal Jovem Pan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias