Com a vitória sobre o América-MG, o Palmeiras abre três pontos se isolando na liderança do Brasileirão 2023. Na frente de Atlético-MG e do Flamengo.
O Palmeiras goleou com tranquilidade o já rebaixado América-MG por 4 a 0, nesta quarta-feira (29), no Allianz Parque e está muito próximo de ser bicampeão brasileiro de forma consecutiva.
Endrick, Eder (contra) e Flaco López (duas vezes) marcaram os gols da goleada pela 36ª rodada.
O título pode ser confirmado já no próximo domingo, quando o Palmeiras vai enfrentar o Fluminense também em seu estádio na Zona Oeste de São Paulo. Para isso, precisa pontuar e secar Botafogo, Atlético-MG e Flamengo.
O Alviverde chega a 66 pontos e abre três de vantagem na liderança aos concorrentes, que têm 63. Além disso, está à frente nos critérios de desempate.
Como foi o jogo
Tecnicamente superior e mais ligado desde o começo, o Palmeiras não demorou para inaugurar o marcador.
Ainda no segundo minuto de jogo, após cobrança de falta pela ponta direita, a bola foi rebatida pela defesa e sobrou para Endrick. Da entrada da grande área, o atacante finalizou com força e superou o goleiro Jori para abrir o placar no Allianz Parque.
Destaque palmeirense vira preocupação
Apesar da vitória parcial já nos minutos iniciais, o Palmeiras sofreu um importante baque com a lesão do atacante Rony, ainda aos 10 minutos. Ele tinha se chocado com o goleiro americano Jori em lance anterior, mas voltou ao jogo após atendimento médico no braço.
O retorno do camisa 10 palmeirense durou menos de cinco minutos. Ele voltou a sentir a lesão, caiu chorando no gramado e deu lugar a Artur.
Palmeiras aproveita bola parada
O controle do Palmeiras sobre o jogo já era muito grande, e ainda na etapa inicial, refletiu no placar ampliado. A equipe paulista tocava bola com eficiência no campo de ataque, mas foi outra situação de bola parada que levou ao segundo gol.
Na ponta esquerda, Veiga cruzou a meia altura, mas ninguém desviou. Praticamente na entrada da pequena área, Éder e Murilo disputavam espaço, mas o defensor americano acabou tocando na bola contra o próprio gol. Jori ficou no meio do caminho e viu a bola passar por baixo do corpo.
Segundo tempo burocrático confirma liderança do Palmeiras
Com 2 a 0 no placar, o Palmeiras não tinha qualquer necessidade ou pressão para seguir atacando com a mesma intensidade do primeiro tempo. O objetivo palmeirense foi claro: segurar o jogo e explorar contra-ataques.
Afinal, quem precisava buscar o ataque era o América, que, mesmo rebaixado, quer encerrar a Série A com dignidade. Entretanto, o Coelho praticamente não encaixou nenhuma jogada e não incomodou o goleiro Weverton.
Doblete de Flaco López
Do outro lado, o Verdão chegou ao gol do América mesmo sem grandes esforços, e da mesma forma, sem muito perigo. Mesmo assim, os paulistas balançaram a rede mais duas vezes, ambas com Flaco López.
Em jogada rápida pela esquerda, Piquerez cruzou rasteiro e o atacante argentino só escorou para o gol aos 42 minutos.
Quatro minutos depois, nova jogada aérea aumentou a goleada. Após cobrança de escanteio de Veiga, Jailson cabeceou para o meio da área e López completou.
De um modo geral, os 45 minutos finais no Allianz Parque foram sonolentos e de baixíssima emoção, porém mais que suficientes para o time paulista confirmar mais uma vitória e dar um importante passo na busca pelo título do Brasileirão.
Palmeiras 4×0 América
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Jailson), Richard Ríos (Fabinho) e Raphael Veiga; Breno Lopes (Jhon Jhon), Rony (Artur) e Endrick (Flaco López). Técnico: João Martins (auxiliar).
América: Jori; Rodriguinho, Danilo Avelar, Éder (Alê), Júlio (Iago Maidana) e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Martinez (Benítez); Felipe Azevedo (Everaldo) e Mastriani (Renato Marques). Técnico interino: Diogo Giacomini.
Gols: Endrick (1 min 1T); Éder (contra, 39 min 1T); Flaco López (42 min 2T e 46 min 2T) do Palmeiras
Cartões amarelos: Naves; Richard Ríos (Palmeiras); Júlio; Éder (América).
Data e horário: quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo.
Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Lehi Sousa Silva (DF).
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR).
Com informações de Luccas Oliveira da CNN e Lucas Sanches da Itatiaia
Veja os melhores momentos da partida: