Dupla brasileira, Martine Grael e Kahena Kunze, também subiu no lugar mais alto do pódio na Olimpíada do Rio de Janeiro. Dupla terminou a medal race na terceira posição, o suficiente para garantir o ouro da categoria.
Martine Grael e Kahena Kunze fizeram história na madrugada desta terça-feira (tarde no Japão). Nas águas da Baía de Enoshima, a dupla brasileira conquistou a medalha de ouro na classe 49er FX feminina da vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
As alemãs Tina Lutz e Susann Beucke ficaram com a medalha de prata. Tidas como principais rivais das brasileiras, as holandesas Annette Duetz – que lideravam as regatas juntas de Grael e Kunze – ficaram com o bronze na categoria após chegarem atrás das brasileiras na regata da medalha.
Martine Grael e Kahena Kunze terminaram a medal race na terceira posição, o suficiente para garantir o ouro da categoria. A etapa aconteceria um dia antes, nessa segunda-feira, mas foi adiada por conta da falta de vento na Baía de Enoshia.É o segundo ouro olímpico seguido da dupla na classe 49er FX. Martine Grael e Kahena Kunze também foram campeãs nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ambas aos 25 anos. A Olimpíada que aconteceu em solo brasileiro marcou a estreia dessa categoria no programa olímpico.
A conquista de Grael e Kunze foi a 12ª medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Antes delas, Ítalo Ferreira (surfe – ouro), Rebeca Andrade (ginástica – ouro e prata), Kelvin Hoefler (skate – prata), Rayssa Leal (skate – prata), Daniel Cargnin (judô – bronze), Fernando Scheffer (natação – bronze), Mayra Aguiar (judô – bronze), Laura Pigossi e Luisa Stefani (tênis – bronze), Bruno Fratus (natação – bronze) e Alison dos Santos (atletismo – bronze) também subiram ao pódio.
Com informações do portal SE